Idadede Medieval

779 palavras 4 páginas
1) Faça uma analise das transformações da idade media central refletindo sobre as questões econômicas e as relações sociais. Caracterize as relações de sociabilidade durante a idade media.

Uma transformação
No período entre do século X ao VIII a Europa sofreu muitas invasões, as mesmas deram origem a uma nova forma social, política e econômica.
A sociedade medieval era composta por três ordens , cada uma com sua importância e função:
I. O CLERO: Os que rezavam, tinham a função religiosa, na cultura tinha cargos nas igrejas e escolas, recebiam doações de terras e privilégios possuíam grandes propriedades.
II. NOBREZA: Os lutavam, possuíam grandes propriedades- domínios senhoriais ou senhorios. Cobrança de impostos as populações, aplicação da justiça, cunhagem da moeda.
III. POVO: Os que trabalhavam.
Constituídos por: Camponeses, comerciantes e servos. A agricultura era sua principal função, eles trabalhavam para alimentar todos os grupos sociais. Entregavam suas terras e recebiam os mansos para explorar. Os camponeses, comerciantes e artesões, eram os grupos menos favorecidos dependiam da nobreza e do clero, os mesmos tinham o poder e a riqueza concentrados.
Domínio: Era caracterizado pela sua estrutura de funcionamento. Não se define o domínio pelo tamanho. Sua era divisão era feito em três partes, mas duas eram mais importantes:
1ª TERRA INDOMINICATA: Também chamada de reserva senhorial.
2ª TERRA MANSIONARIA: Mansus. Cada Mansus tinha 15 equitares de terra.
3ª Parte do bosque era de uso de toda comunidade seria a região alternativa.
SERVOS X SENHOR = É uma relação: Política, Social e Econômica. “senhores” que tinham muitos territórios e que eram esclarecidos como: RESERVA MANSO, COMUNAL E MANSO SERVIL.
O senhor: O papel do senhor era disponibilizar terras para os servos trabalharem. O domínio senhorial não era apenas muitas terras pertencentes ao um senhor nobre e poderoso, era uma forma de vida fechada que procurava

Relacionados

  • filosofando
    16259 palavras | 66 páginas
  • augusto comte
    34854 palavras | 140 páginas
  • Publ
    98918 palavras | 396 páginas