Idade modema e comtepõranea

856 palavras 4 páginas
A teoria do conhecimento surge como disciplina autônoma apenas na modernidade, no pensamento de Descartes, quando a questão filosófica deixa de ser o que é o ente?, para se transformar, em: qual é aquele ente que, no sentido do ens certum, é o ente verdadeiro?
A partir de Descartes, a certeza se torna medida determinante da verdade, sendo a filosofia, a teoria do conhecimento, o saber que determina a certeza do conhecimento verdadeiro.
Denominada também de metafísica, de lógica, de epistemologia e de filosofia da ciência, a teoria do conhecimento tem os seus fundamentos estabelecidos de acordo com cada perspectiva de interpretação, constituindo assim diferentes correntes do conhecimento como: o dogmatismo, o ceticismo, o criticismo, o idealismo, o realismo, etc.

Teoria do Conhecimento - Texto 2
A Teoria do Conhecimento é uma área que investiga os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições primordiais do saber verdadeiro. Estas questões, inicialmente tratadas junto aos textos de metafísica, tornam-se independentes apenas na Idade Moderna, maior ênfase de nosso estudo, moldada de forma sistemática a partir de Descartes, Locke, Hume e, chegando a seu apogeu com a teoria crítica de Kant.

TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MÉDIA

. O mediévo e a querela entre fé e razão

. escolástica

. platonismo e aristotelismo na Idade Média

. a ruptura paradigmática da Renascença

TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA E CONTEMPORANEA
. A epistemologia moderna enquanto busca de novas teorias explicativas da realidade e de novos métodos de garqantia do conhecimento verdadeiro.

. O conhecimento como representação matemática e mecânica. . Bacon e os ídolos do conhecimento. Descartes: método. . Locke: críticas ao inatismo e a perspectiva empirista. . Críticas metodológicas e novas perspectivas e epistemológicas: Hume e Kant. Hegel e Marx: a dialética em questão

. Comte e o positivismo. Habermas e os usos do

Relacionados

  • Idade modema e comtepõranea
    1128 palavras | 5 páginas