Idade Média

Páginas: 10 (2414 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
Idade Média

O OUTONO NA IDADE MÉDIA
Publicado em 1919, este livro é uma obra de Johan Huizinga (1872-1945), sendo publicado em mais de vinte línguas. Traduzido para o português a partir do original holandês, esta edição é resultado de pesquisas que reestabeleceram o texto original. Aqui, a Idade Média é vista na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual ela nãopassaria de uma transição, longa e letárgica, entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais, tal como se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, e também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo da morte no dia a dia das pessoas. Combinando a crença no poder revelador da obra de arte e umolhar semelhante ao de um antropólogo, Huizinga se tornou um pioneiro do que mais tarde se denominou história das mentalidades. Com 320 ilustrações, o volume inclui ainda uma entrevista com Jacques Le Goff e um ensaio biográfico de Peter Burke.













A crise econômica e demográfica na idada média
No decorrer do século XIV, o desenvolvimento econômico da Europa passou por umacrise de retração.
Com o crescimento populacional, o sistema feudal não conseguia produzir o suficiente para atender o consumo crescente. Os preços subiram e muitas pessoas não se alimentavam devidamente, facilitando o aparecimento de doenças.
A situação se agravou quando a Europa sofreu com as crises climáticas cíclicas por volta de 1317 e 1385, que ocasionaram secas que prejudicaram ascolheitas e conseqüentemente o problema da fome ficou mais complicado.
Em 1348, um vírus proveniente da Ásia chegou à Europa. A doença era transmitida por uma pulga que se alojava no rato cinzento. Em pouco tempo, a denominada Peste Negra já tinha se espalhado pela Europa ocasionando a morte de milhares de pessoas. Sendo assim, houve uma alteração na densidade demográfica, e os mercados foramreduzidos, propiciando o crescimento do capitalismo.
Peste Negra vitimou grande parte da população européia no século XIV
Nos primórdios do século XV houve uma considerável arrancada econômica, que daria origem a uma nova crise: crise de desenvolvimento. Nessa época, o comércio estava sendo lesado pela diminuição do dinheiro em circulação, uma vez que a Europa estava se eximindo de suas moedas, queseriam usadas para pagar os produtos importados do Oriente.
A maneira encontrada para acabar com essa crise foi estabelecer mercados extra-europeus, consumidores e fornecedores. Com isso foi necessário organizar novas rotas marítimas que deu origem à Expansão Marítimo-Comercial Européia, que resultou no fortalecimento do capitalismo comercial e na desintegração do feudalismo.
Com essa criseiniciou-se também a decadência das universidades e escolas medievais e, por conseguinte, o progresso científico que estava florescendo. A medicina desviou-se da prática metodológica para ceder às superstições e medos que se deram com a Peste e a Grande Fome. A cultura de higiene que havia se disseminado através dos monges herbalistas se extingue e a medicina atribui a causa da peste à água que se tornoucada vez mais escassa em seu estado potável devido às fortes chuvas. Logo, há redução no número de banhos e o início de uma era de ensebamento no século XV.
Causada por diversos motivos, a crise teve origem na época em que não havia novas terras a serem ocupadas, fazendo com que a produção não crescesse, uma vez que no sistema feudal uma maior produção significava anexar novas terras. Com aprodução estagnada e uma população maior, a fome se espalhou pela Europa. Além disso, a destruição das florestas e do meio ambiente ocorrida durante o século XII causou sérias mudanças climáticas, como por exemplo, severas chuvas. A Europa devastada pela fome, estava mais vulnerável a doenças como a Peste negra. Para agravar a situação existiam constantes guerras, a mais conhecida foi a Guerra dos Cem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Media
  • a idade media
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Média
  • Idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!