Idade média

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
FAAT- FACULDADE DE ATIBAIA
ALESSANDRA MAGRI- RA:
PATRÍCIA APARECIDA PINHEIRO- RA:4012025

ASPECTOS RELEVANTES
DA FILOSOFIA MEDIEVAL

PEDAGOGIA
2º SEMESTRE
ATIBAIA-2012

INTRODUÇÃO

Em um período conhecido como idade média nasce a filosofia medieval, onde o cristianismo visa educar. Um processo educativo que tem por finalidade a imitação do próprio cristo. A educação cristã,portanto, dominará a Europa medieval, transmitindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Época que está entre a queda do império romano no século V d.c até a renascença no século XVII. Um período que durou aproximadamente mil anos, sendo um dos mais ricos de desenvolvimento filosófico na Europa.
Com a igreja romana no domínio, os problemas a ser discutidos se tratavam da relação entre a fé e a razão.
Nessaépoca a igreja romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas à terra Santa e criva as primeiras universidades, em torno das catedrais. Mas a filosofia medieval não foi só de cristãos. Pensadores cristãos, árabes e judeus também fizeram parte dessa época. Formação de universidades, valorização dos livros e bibliotecas, racionalização da fé e do exercício do poder nesse período.Vejamos então um pouco desse rico mundo filosófico medieval.

No começo da idade média houve um gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã. E nessa época houve um nível cultural muito baixo entre os bárbaros que invadiram império romano do ocidente, e até mesmo entre homens da igreja e do império.
Os bárbaros ficaram com a cultura romana, porém mantiveram astradicionais virtudes militares. E entre os homens da igreja havia um empobrecimento cultural muito grande, pois havia a proibição da leitura dos textos clássicos.
A educação era apenas para os filhos dos nobres e era comandada pela igreja. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinham acesso ao conhecimento.
A economia era baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos,era uma sociedade feudal. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes ) era a detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O Clero (membros da igreja católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Eram isentos de impostos e arrecadavam o dízimo. Já a terceira camada da sociedade era formada pelos servos(camponeses) e pequenos artesãos.
A igreja católica dominava a vida religiosa e era detentora do poder espiritual, influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na idade média. A igreja também tinha grande poder econômico. Possuía uma grande quantidade de terra e servos.
Com a queda do império romano, as invasões bárbaras e o desaparecimento das instituições, os centros dedifusão cultural também se desagregaram. Os Padres da igreja foram os filósofos que, nesse período, conciliaram a herança clássica Greco-romana, com o pensamento cristão.
Com a expansão do cristianismo, surge o primeiro grande educador cristão, CLEMENTE DE ALEXANDRIA, ele acreditava que a educação para a fé deveria começar com as ciências humanísticas, de origem divina e que tinha por finalidadelevar a imitação de Deus. E é na ciência e na filosofia grega que outros educadores tentarão compreender as verdades da fé.
A filosofia cristã compreende duas épocas distintas: a patrística, que vai até o século VIII, aproximadamente, e a escolástica, que vai aproximadamente do século X ao XIV.
A patrística vem para associar e conciliar o pensamento cristão com o pensamento filosófico dosgregos e romanos, e por meio disso converter os pagãos as verdades da nova religião, o cristianismo. O principal representante da filosofia patrística foi Santo Agostinho, e o tema é a conciliação entre a fé e a razão. Os pensamentos de Agostinho eram baseados nos princípios filosóficos de Platão, daí a perspectiva humanista de seus escritos filosóficos. Preferia a teoria platonista, buscando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Media
  • a idade media
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Média
  • Idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!