Idade média e idade moderna

Páginas: 6 (1264 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
Idade Média ..............................................................................................................5
Idade Moderna.........................................................................................................7
Concideraçõesfinais...............................................................................................7
Referências bibliográficas.......................................................................................9









Introdução



Este trabalho visa uma postura historiográfica percebendo através das pesquisas o real conceito de escravismo na antiguidade e modernidade que surge com base notrabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações.
Quanto ao período de servidão, este surge advindo da crise do escravismo, enquanto que o colonialismo tinha os europeus colonizadores das Américas com o intuito de explorar os recursos naturais e minerais das terras encontradas por eles.
Estado Moderno traz uma forma de ordenação que deu início na Europa nos séculos XVIII e XIX,onde este se opôs a duas características da Idade Média, o regionalismo dos feudos e o universalismo do sacro império.
Em síntese, esse trabalho trará informações acerca do escravismo, servidão, colonialismo e estado moderno, objetivando perceber a transição ocorrida entre esses períodos e as suas principais causas, contexto histórico, a sociedade, a política, a religião, enfim, acontecimentoshistóricos da época.


















Conceitos

Escravidão: 1.Estado ou condição de escravo; escravatura, escravaria, cativeiro, servidão. 2.Falta de liberdade; sujeição, dependência, submissão, servidão, escravatura: 3.Regime social de sujeição do homem e utilização de sua força, explorada para fins econômicos, como propriedade privada; escravatura.
Escravidão tambémchamada de escravismo, escravagismo é a prática social em que um ser humano adquire direitos de propriedade sobre outro denominado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força.
Servidão: Estado ou condição de servo; dependência; escravidão. Nela, a relação social predominante foi o feudalismo, onde servos e senhores feudais desagregaram o Império Romano, bem como, as sociedades dospovos ditos “bárbaros”.
Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e deeventuais direitos políticos que detinham.
A palavra estado vem do latim “status”, verbo stare, manter-se em pé, sustentar-se. Mas na Antiguidade Clássica, a expressão para designar o complexo político-administrativo que organizava a sociedade era “status rei pubblicae”, ou seja, situação de coisa pública, em Roma, e polis, na Grécia.

Servidão e escravismo na Antiguidade e Modernidade

Oconceito de escravismo foi mencionado acima, mas, seria necessário, antes de mais nada, reafirmar a dificuldade de estabelecer um conceito de escravidão minimamente satisfatório para dar cobertura a manifestações históricas muito diversificadas. É possível que o impasse se deva, sobretudo, ao fato de que a escravidão, ao contrário do que muitas vezes se tem insistido, não seja um status, mas umprocesso. Ela não se apresenta como uma situação imóvel (que poderia, então, ser definida por critérios imutáveis), mas como uma complexidade dinâmica, que exige, portanto, para a sua apreensão, um conjunto de conceitos analíticos que dê conta de sua fluidez.
Imagine que essa limitação conceitual seja válida inclusive para o estudo de sociedades em que a "mercadorização" (transformação em mercadoria)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDADE MÉDIA E IDADE MODERNA
  • Idade média
  • Idade média para idade moderna
  • Idade Média e Idade Moderna
  • Idade media e idade moderna
  • Transição da idade média
  • Transicao idade media
  • Transição da idade média para idade moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!