Idéias sobre a educação com Carl Rogers

Páginas: 4 (925 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Ideias principais de Carl Rogers sobre a Educação:
As ideias de Rogers sobre a educação são de fácil compreensão, pois suas observações são frutos de uma vivência dentro de seu próprioconsultório, entre terapeuta e paciente. Rogers desenvolveu uma teoria aplicável em qualquer tipo de relacionamento, seja entre professor e aluno, seja entre pais e filhos, amigos ou mesmo na vida profissional.1- Ao olhar uma pessoa como um todo a ser considerado, quebramos o paradigma do relacionamento formal e criamos um relacionamento interpessoal, transportando para a educação esta convivência em buscade uma aprendizagem significativa e qualitativa. Ele defende um relacionamento interpessoal, afetuoso e de interesse de ambos, professor e aluno, juntos, caminhando para o aprendizado significativo.Um aprendendo com o outro, todos os dias. Essa humildade por parte do professor o levará a um relacionamento autêntico e transparente com o educando. A autenticidade será a principal ferramenta doeducador que conduzirá o aluno à aprendizagem significava.
2- Rogers considera a Ciência Comportamental uma forma de manipulação da mente do ser humano, desrespeitando a liberdade de cada um, ignorandoassim os sentimentos, desejos e aspirações. A Ciência Comportamental, para Rogers, desconsidera a natureza do homem em poder fazer suas próprias escolhas e se responsabilizar por elas, impondo sobreo indivíduo a vontade de poucos. Ela tira do homem a espontaneidade, a liberdade de ser o que quer ser, de traçar a sua trajetória de vida e ser responsável por ela.
Rogers defende a idéia demudança de comportamento através da aprendizagem significativa. Na psicoterapia a aprendizagem acontece com a vivência, com as experiências do dia a dia. Ao deparar com os problemas do cotidiano, o indivíduoconscientiza-se da necessidade de adaptação a sua nova realidade e a seus conflitos. Essa é transformadora, pois exige da pessoa uma mudança de atitude ao solucioná-lo.

3-Ele acredita que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre Carl Rogers
  • Resumo sobre a teoria de Carl Rogers
  • Resumo de uma palestra sobre teoria fenomenológica de carl rogers
  • Abordagens sobre carl rogers e emília ferreira
  • Carl roger
  • Carl rogers
  • Carl Rogers
  • Carl rogers

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!