ictericia neonatal

Páginas: 4 (885 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
ICTERÍCIA NEONATAL
Mais de 50% dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar,mas é preciso falar com o pediatra.
Como o pico da icterícia costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia, a condição normalmente é diagnosticada e tratada na própria maternidade. Mas, se obebê já estiver em casa e você notar a amarelo na barriga ou nas pernas do bebê, telefone para o seu médico ou leve-o de volta ao hospital para um exame.
No caso de um bebê nascido depois de 37 semanasde gravidez, dentro de uma semana as bochechinhas dele devem estar rosadas de novo. No caso de prematuros, pode demorar um pouco mais.
 
Como aparece a icterícia?

A icterícia aparece no bebêsaudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais. Osrecém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.
À medida que os níveis debilirrubina aumentam, o amarelo vai descendo: começa na cabeça, vai para o pescoço, depois chega ao peito e, em casos graves, chega até os dedos do pé. Esse tipo de icterícia neonatal raramente é prejudicial abebês saudáveis que tenham nascido a termo.
Em casos muito raros, recém-nascidos com icterícia podem sofrer danos neurológicos, mas isso só acontece quando os níveis de bilirrubina ficamextremamente elevados.
 
A icterícia é muito comum em recém-nascidos?

A prevalência da icterícia depende bastante da origem racial da criança. Bebês de origem asiática, por exemplo, têm mais tendência a tericterícia em comparação a recém-nascidos brancos e negros.
A partir do nível de 5 mg/dl (miligramas por decilitro de sangue) de bilirrubina, a icterícia passa a ser visível. Em bebês nascidos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Icterícia neonatal
  • Ictericia neonatal
  • Icterícia neonatal
  • Ictericia neonatal
  • Icterícia neonatal
  • Ictericia neonatal
  • A icterícia neonatal......
  • tcc icterícia neonatal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!