ICS - Natureza, Sociedade e Cultura

Páginas: 11 (2683 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
ÍNDICE















Introdução
É inevitável dizermos que o Ser Humano é um ser complexo, em toda a sua estrutura.
O Ser Humano não é só e apenas um resultado da Natureza (biologia), da sociedade ou da cultura que o cerca. É um produto daqueles três factores que, combinados entre si, darão origem a um Ser único, complexo e acima de tudo individual. Ninguém é igual a ninguém,até porque, por todo o mundo, existem diferentes sociedades e culturas, com modos de viver diferentes, devido às influências socias que obtiveram ao longo do tempo.
Assim sendo, o meu trabalho abordará essencialmente, as diferenças existentes nas várias culturas, devido às influências sociais e temporais que cada uma sofreu, baseando-me no quarto texto entregue pela professora. Trata-se de umexcerto de um livro de Margaret Mead, “Sex and Temperament in Three Primitive Societies”, que avalia as diferentes formas de se comportar de três tribos da Nova Guiné.















Natureza, Sociedade e Cultura

Antes de mais, o que é a cultura?
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, é um conjunto de costumes, instituições e obras que constituem a herança de um povo ou de umacomunidade. Para Giddens, “A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. (…) A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade. Inclui a forma como se vestem, os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimónias religiosas e as ocupações dos tempos livres. (…)” (in «Sociologia»,Cap.II, pág.46-47).
A cultura é tudo isto! Acaba por ser um resultado da herança biológica de cada sociedade e da sua interacção com o meio social. A cultura é algo que está em constante mudança e transformação devido às influências sociais que sofremos. O Homem é produto e produtor de cultura. Principalmente na realidade em que vivemos nos dias de hoje. A Era das TIC’s, da globalização, onde setransmite a ideia de que o mundo é uma «aldeia global». Cada vez mais nos aproximamos de culturas e sociedades completamente díspares das nossas. Aliás, alguns costumes e modos de vida que nos são apresentados, por vezes, fazem-nos alguma confusão por não estarmos habituados a algo que não é igual à forma como nós somos e agimos. Temos de estar abertos ao mundo. Nas culturas existentes, varia a formacomo se vê o amor, o casamento ou o simples papel atribuído ao homem e à mulher.
No texto que me propus a analisar e sobre o qual quero reflectir, são-nos apresentadas três tribos, – Arapesh, Mundugamor, Tchambuli - cujas culturas apresentam algumas semelhanças e diferenças. A primeira tribo apresentava pouca distinção entre sexos. Mesmo o facto de a mulher engravidar e dar à luz não era tido comoimportante, sendo que o homem, inclusive, aquando do nascimento, ficava ao lado da mulher, cuidando dela. Porém, o trabalho pesado era feito pelas mulheres. Nesta tribo nota-se uma falta de ambição e agressividade.
Se analisarmos com cuidado vemos que, para que a cultura existente nesta tribo seja desta forma tem de haver factores anteriores que a condicionem. Por exemplo, para a falta deagressividade, Mead afirma que se pode dever “ à prática do desaleitamento tardio das crianças e ao facto de qualquer criança será alimentada por qualquer mãe que possa amamentar”. Este afastamento entre «mães» e filho tão tardio condiciona a vida da criança, que não tem, talvez, a liberdade necessária para começar a adquirir capacidades de autonomia. O Ser Humano, como Ser educável que é acaba porestar dependente de todas as acções que as pessoas à sua volta exercem. Todos os comportamentos que mais tarde teremos serão fruto de uma aprendizagem, de uma educação que tivemos. Estas crianças ao serem «libertadas» tão tarde, fará com que sejam mais dependentes no decorrer das suas experiências futuras. Como vimos, o Homem torna-se mais sensível, próximo e compreende o sofrimento da mulher e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade cultura e natureza
  • A Cultura De Ic
  • cultura e natureza
  • da natureza da cultura
  • Natureza e cultura
  • Natureza e Cultura
  • Natureza e Cultura
  • natureza e cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!