ichamento Sistematização Crítica da Produção Acadêmica – João Sette Whitaker Ferreira

567 palavras 3 páginas
Fichamento
Sistematização Crítica da Produção Acadêmica – João Sette Whitaker Ferreira

São Paulo: Cidade da Intolerância, ou o Urbanismo “À Brasileira”

A civilização humana sempre foi adepta a gerar sociedades desiguais, onde a cidade revela essas dinâmicas sociais e econômicas que geram tantos conflitos. São paulo, uma das cinco maiores metrópoles do mundo nãos e exclui desse paradoxo, baseado no desenvolvimento econômico e na concentração de renda.
Observando a cidade de São paulo podemos perceber um verdadeiro colapso, pela desigualdade que coloca pelo menos um terço de sua população a viver em condições indignas, ao mesmo tempo que a mesma cidade alavanca um interrupto crescimento, o que, aumenta seus problemas: poluição, enchentes, insegurança, transporte precários, congestionamento, entre outros.
Um fator importante a se notar é a “não-política” habitacional, deixando a população mais pobre perante a autoconstrução, fazendo assim com que loteamentos clandestinos disseminassem a ocupação informal, sendo a favela, uma solução para a massa que vem para a cidade a procura de trabalho, uma forma de urbanismo que destrói qualquer possibilidade de uma cidade mais humana e mais justa.
No Brasil não é a falta de lei a causadora dessa “autodestruição” muito pelo contrário, o excesso que impera para uns, é condescendência para outros, ou seja, na mesma medida que a violação da propriedade alheia é fortemente combatida, quando se trata de movimentos por moradia de imoveis desocupados, também é ignorada por perpetradas pelos setores de alta renda. É sabido que uma ampla faixa de área pública do Parque do Ibirapuera, ao longo da Av. República do Líbano, foi tomada por mansões que até hoje ali estão. Se um dos mais importantes condomínios horizontais da Região Metropolitana tem cerca de 30% de sua área ocupando terras indígenas da União, isso não é realmente um problema. Quase uma ironia se tratando de um racismo explícito, formando pela intolerância à pobreza.

Relacionados