Ichamento capitulo 27 História da Arte ¬ Gombrich

572 palavras 3 páginas
História da Arte ­ Gombrich

O capítulo 'Arte Experimental A primeira metade do século XX' está presente na obra A História da Arte, publicada em 1950 por Ernst H. Gombrich, minuciosamente, neste capítulo Gombrich mostra a evolução da arquitetura e das artes na época da revolução da arte diante da primeira guerra mundial. Aborda, portanto, a necessidade de adaptar-se a arte do belo para a praticidade, tornando-se funcional para o cliente, deixando de lado a estética da arte.
A arquitetura, não mais como arte, porem funcional, Frank Lloyd Wright, a fachada não importa, mas sim os quartos, as salas, o interior, se a casa fosse cômoda e tivesse um interior bem planejado, em harmonia com as necessidades dos proprietários, era mais do que certo que ela teria também um aspecto aceitável, vista do exterior. Trazendo à tona então, o funcionalismo.
Baseado na supersimplificação, o objetivo inicial da escola de arquitetura Bauhaus, que queria provar a arte e engenharia seriam capazes de trazerem benefícios e principalmente funcionalidade.
Entretanto, a arquitetura não está sozinha nessa nova 'visão de arte'. As obras de arte da época também precisavam atender às necessidades dos clientes, e, portanto o autor utiliza várias delas, principalmente pinturas e esculturas, como referência para ilustrar essa novidade da época. O artista agora passou a representar o mundo da forma que o via.
O auge das artes foi antes da 1º Guerra inspirados pelas esculturas africanas, os artistas buscavam expressividade, estrutura e simplicidade em suas obras. Edward Munch, em sua litografia "O grito" dá tom ao movimento expressionista, faz de sua obra algo muito distante do que era considerado “belo” na época. Entre muitos outros pintores e movimentos artísticos, Pablo Picasso estranha mistura de imagens que no final representam perfeitamente o que o artista queria dizer, assim o cubismo surge, não tinha método que o satisfazia por muito tempo, buscava reformar a representação,

Relacionados