Ichak Adizes rev02

278 palavras 2 páginas
Método Adizes, Ichak

Considerando que o desenvolvimento de novas formas de gestão passa pelos processos de diagnóstico, intervenção e mudança, o processo de compreensão das potencialidades e limites da organização inicia-se e centram-se especialmente no primeiro item. Porém, não se trata de condições e critérios fixos. De fato, a capacidade de revelar um painel organizacional realista dependerá da abordagem metodológica selecionada para a realização do diagnóstico.
Objetivos: Organizacionais, Individuais.
Curto Prazo: Resolução de Problemas, Treinamento Gerencial.
Longo Prazo: Desenvolvimento de Espírito de Equipe, Desenvolvimento do Perfil Pessoal.
Obter os resultados para os quais a organização existe, satisfazendo as necessidades dos clientes.
Exemplo: fornecer serviços, vender produtos, fabricar produtos, etc.
Conhecimento sobre o que precisa ser feito e como fazê-lo.
Persistência ou esforço para que seja feito Sistematizar, programar e criar uma rotina para o que será feito, esclarecendo o que, como, quando, onde e por quem, de modo que haja um sistema operando com eficiência. Exemplo: políticas, procedimentos, regras, formulários, sistemas operacionais e de controle, follow-up, etc.

Atenção ao detalhe e à continuidade.
Disposição para a ação corretiva. Induzir a organização a mudar e a se adaptar a novos desafios e oportunidades Exemplo: Perceber tendências, ter “insights” sobre novas maneiras de se fazer as coisas, determinar qual o próximo passo.
Criatividade
Disposição para correr riscos Assegurar-se de que ninguém na organização é indispensável, criando um clima de cooperação, levando a organização de um modo mecânico a um modo orgânico de pensar e operar. Exemplo: Motivar e recompensar a cooperação, aprender uns com os outros, compartilhar e apoiar interesses comuns.
Sensibilidade para com pessoas, clima organizacional e processos de grupo.
Vontade de obter adesão

Relacionados