ICA1 EC2

1130 palavras 5 páginas
BRUNA TETISNER DE CARVALHO

ICA 1 – NORMA CULTA

Trabalho Acadêmico apresentado à profa. Lílian Moreira, da disciplina Comunicação e Expressão, do primeiro período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo.

VITÓRIA
2015

Elaboração de texto como prova de proficiência do domínio básico da Língua (Valor: 50 pontos)

Redija um pequeno texto (15 a 20 linhas), com fonte Arial, tamanho 12, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, sobre as suas expectativas em relação ao curso escolhido por você. Nesse texto, você deve:

1- utilizar 10 (dez) das palavras ou expressões apresentadas no quadro abaixo: mas, mais, se não, senão, porque, porquê, por que, acerca, a cerca, há, mal, mau, onde, aonde, menos, agente, a gente

2- utilizar 10 (dez) palavras que foram modificadas segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, sendo:
4 (quatro) delas retiradas das cinco mudanças na acentuação gráfica (apenas uma de cada regra apresentada a seguir);
6 (seis) das doze mudanças do uso do hífen (apenas uma de cada regra apresentada a seguir).

ATENÇÃO: as 20 (vinte) palavras escolhidas devem ser destacadas no seu texto em negrito.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Mudanças na Acentuação Gráfica

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Exemplos: baiuca, bocaiuva, feiura.
Atenção: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Exemplos:

Relacionados