IBMR Laureate Fichamento Teoria Da Identidade Erik Erikson

2270 palavras 10 páginas
IBMR Laureate
Data: 30/03/2015
Professora: Daniele Muniz
Disciplina: Teorias Psicológicas do Desenvolvimento
Aluna: Natasha Ferraz da Paixão Ribeiro
Curso: Psicologia Noturno

Fichamento sobre a Teoria da Personalidade de Erik Erikson
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. (2010). Erick Erikson: Teoria da Identidade. In SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. Teorias da Personalidade. São Paulo, Cengage. cap. 6, p. 179-206

I - Introdução
O referido texto apresenta ao leitor a Teoria da Personalidade de Erik Erikson, tratando desde aspectos pessoais de sua vida que levaram ao desenvolvimento da teoria, bem como aos pormenores relativos ao desenvolvimento da personalidade, que, segundo ele, estaria dividido em oito fases.
Erikson ampliou a teoria de Freud aprimorando os estágios do desenvolvimento, enfatizando o ego em detrimento do id e reconhecendo o impacto das forças sociais, culturais e históricas na personalidade.
Além disso, entre as contribuições mais importantes de Erikson para a psicologia também é preciso destacar o reconhecimento do desenvolvimento da personalidade por todo o ciclo da vida e o conceito de crise de identidade.
Como também é possível notar em outras teorias da personalidade, há uma semelhança entre as experiências de vida de Erikson e a teoria desenvolvida por ele.
Erikson sofreu diversas crises de identidade, entre elas a relacionada à ideia de que seu pai biológico o havia abandonado, o que o levou a propor uma teoria da personalidade onde a busca pela identidade desempenha um papel de protagonismo.
O próprio teórico admite que se sentiu atraído por Freud particularmente devido à sua busca por um pai e que apenas quando iniciou sua carreira profissional sentiu que havia encontrado uma identidade.
Indubitavelmente, meus melhores amigos insistirão que eu precisava dar um nome a esta crise e vê-la em todo mundo para realmente ficar em paz comigo mesmo.” (Erikson, 1975, p.25-26).
Erikson também se interessou pela psicanálise infantil,

Relacionados