IBMEC - Gestão de Marketing online - Reposicionamento da Claybom

298 palavras 2 páginas
ESTUDO DE CASO – Reposicionamento da Claybom

Para mim a estratégia de reposicionamento da marca está correta. O produto número um no mercado de margarina é a Qualy, que pertence ao mesmo grupo da Claybom, o BRF. Por este motivo o novo posicionamento da marca visa alcançar o segundo lugar de vendas no Brasil e não o primeiro e por isso não tenta se posicionar como a melhor margarina do mercado.
Sabendo que seria difícil concorrer com as margarinas que já tem um público fidelizado a Claybom resolveu criar uma nova demanda, a utilização da margarina na culinária, o que, em minha opinião, é um dos pontos mais importantes da estratégia de reposicionamento da marca. Como a própria matéria cita, este mercado no Brasil é pouco difundido, o que abre um espaço praticamente sem concorrentes para a Nova Claybom.
Além disso a campanha tenta mudar o público alvo da marca, saindo da mulher mais velha e passando para a mulher mais jovem. Para tanto a campanha muda a linguagem da marca e frisa que o novo produto é multiuso e desta maneira as necessidades da mulher moderna passam a ser atendidas com somente um produto.
Por tentar atingir um público mais jovem, a marca poderia ressaltar os benefícios para a saúde que o novo produto traz, pois a nova geração se mostra cada vez mais preocupada com sua saúde e procura levar um estilo de vida mais saudável. Com a nova proposta de utilização culinária creio que também seria importante cativar empresas que prestam serviços alimentícios, como restaurantes e confeitarias, promovendo ações de marketing voltadas especificamente para este público. Quanto ao preço, eu procuraria praticar um valor inferior a média do mercado e iria aumentá-lo gradativamente, conforme o produto fosse ganhando espaço e o consumidor final fosse fidelizado.

Relacionados