IBM

Páginas: 4 (923 palavras) Publicado: 17 de março de 2015
Thomas John Watson, nascido em 17 de Fevereiro de 1874, não era nem um inventor, nem um técnico, mas suas contribuições para a ciência da computação foram substanciais, no entanto. Durante seus 42anos de liderança da IBM suas habilidades de marketing e de gestão e sua ênfase na pesquisa e desenvolvimento ajudou a criar a era do computador. Ele faleceu em 19 de junho de 1956.

Não foi atecnologia, mas a cultura da IBM que impulsionou o sucesso da empresa: A cultura da IBM era uma coisa totalmente nova… [A empresa] não era a melhor do mundo em nenhum aspecto do seu negócio… O que a IBM deWatson fez melhor do que qualquer outra empresa do mundo foi criar e administrar uma cultura corporativa forte, coesa – e bem-sucedida. Essa cultura uniu as várias divisões da empresa e motivou osfuncionários de um modo que os concorrentes não conseguiam superar.




No final do século XIX Herman Hollerith criou a máquina tabuladora de cartões perfurados e alugou várias unidades para os governosdos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Russia, entre outros. Ainda na casa dos vinte anos, ficou milionário, até que a sucessão da presidência do Census Bureou dos Estados Unidos encontrou diversosproblemas nos contratos, e como seu maior cliente, acabou causando o maior prejuízo.
Desesperado, Hollerith decidiu vender sua tecnologia. Por meio de licenciamento, deu parte para uma empresa Alemã, aDehomag, cujo dono era Willy Heidinger. Também, vendeu a empresa que fabricava suas máquinas, Tabulating Machine Company ao famoso Charles Flint, que anos antes havia patenteado a tecnologia usada pelosirmãos Wright nos aviões, e lucrava muito com a Guerra – inclusive, interviu até no Brasil ajudando oficiais a abafar uma revolta da Marinha, e também vendeu armas para Peru e Chile.
Charles Flintcomprou a Tabulating Machine Company por U$1,21 milhão, mais um contrato de dez anos de consultoria, a U$20.000 por ano – quantia enorme para a época. Numa fusão entre outras empresas, com a empresa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IBM
  • História da IBM
  • Caso ibm
  • IBM AIX
  • Como vai a ibm ?
  • trabalho ibm
  • Ibm
  • Atualidades da ibm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!