IBA 2015 Relat rio anual

18734 palavras 75 páginas
2015

2015

4
BSC / Gleison Rezende

Mensagem da Ibá

A publicação do Relatório Ibá 2015, que apresenta o desempenho do setor em 2014, marca o primeiro ano de atuação da Indústria Brasileira de Árvores após a consolidação das quatro entidades que a ela deram origem. Oferece, assim, uma excelente oportunidade para apresentarmos um balanço dos principais temas que nortearam a agenda da associação neste período. Os resultados mostram que caminhamos na direção certa para valorizar e fortalecer o setor de árvores plantadas e os produtos dele derivados – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, carvão vegetal e outras biomassas para fins energéticos –, além dos produtores independentes de árvores plantadas e os investidores institucionais.
O primeiro ano da Ibá começou com um produtivo esforço interno para ampliar as sinergias entre os diversos segmentos do setor de árvores plantadas. Aprendemos muito ao elaborar uma agenda comum, pautada por temas como competitividade, defesa comercial, segurança jurídica, mudanças climáticas, economia verde e novas tecnologias, sempre a partir dos princípios da sustentabilidade.
Um importante tema institucional nesse período foi a publicação do Decreto Presidencial nº 8.375, que transferiu em dezembro de 2014 o locus institucional da atividade de árvores plantadas do Ministério do Meio
Ambiente (MMA) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA). A partir da integração às demais políticas do agronegócio, o MAPA coordenará o processo de expansão do setor, nos próximos dez anos, por meio da Política Nacional de Florestas Plantadas (PNFP), que estabelecerá metas de produção florestal.
As empresas associadas e a Ibá também atuaram para fortalecer a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), iniciativa do MMA cujo objetivo é agilizar a implementação do novo Código Florestal Brasileiro.
Como resultado, em abril de 2015 a Ibá assinou o Termo de Cooperação
Técnica e Financeira, em parceria com a

Relacionados

  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas