IA889 09 1

3785 palavras 16 páginas
Processador Cognitivo
Carlos Wagner Dias
Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação - FEEC - Unicamp dias.cw@gmail.com Resumo - Processador cognitivo não é somente simular o cérebro humano, é construir um sistema com capacidade de aprendizagem com a interação com ambiente, usando as mesmas funções do conhecimento do funcionamento do cérebro humano. Essa geração de processadores experimentais projetados para emular as capacidades do cérebro de sensação, percepção, ação, cognição e interação. Com isso, os sistemas estão se tornando mais inteligentes em um ritmo muito acelerado, melhorando a si mesmo em seu ciclo de vida.
Palavras Chaves – memristores, processador neuromórfico, spikes, multithreaded, corelets, neuro-sináptico, processador
TrueNorth, Synapse, sistema cognitivo, cérebro.

I.

INTRODUÇÃO

O cérebro dos animais (que inclui o cérebro), é de longe o computador mais eficiente já conhecido. Como você pode ver no gráfico abaixo da figura 1, o cérebro humano tem uma velocidade de funcionamento medido em dezenas de hertz, e um consumo total de energia de cerca de 20 watts.
Um chip de silício tradicional, apesar de ter características que estão quase na mesma escala minúscula como neurônios biológicos e sinapses, podem consumir milhares ou milhões de vezes mais energia para realizar a mesma tarefa que um cérebro humano.
À medida que avançamos em direção a áreas mais avançadas de computação, tais como inteligência artificial e análise de “Big Data” - áreas que algumas empresas estão profundamente envolvidas - seria realmente de muita ajuda se tivéssemos um chip de silício que fosse capaz da eficiência do cérebro. [5]

Os computadores cognitivos não terão que ser programados para funcionar como os processadores tradicionais. Em vez disso, a ideia é que eles aprendam com o uso, ou seja, auto aprendizado durante o processamento, encontrando correlações, criando hipóteses, lembrando das experiências passadas e aprendendo com os resultados.
Apesar de se chamar

Relacionados