i88a

306 palavras 2 páginas
Aluno: Isaac Santos dos Anjos Série: 1º Ano Turma: C
Reforma Protestante

Fato ocorrido no século XVI por Marinho Lutero, devido o pensamento renascentista e pelo o abuso da Igreja Católica. Também houveram vários idologistas que participaram dessa reforma protestante:

Essa reforma teve o inicio quando Lutero protestou contra esses certos tipos de doutrinas católicas, assim propondo uma reforma ao catolicismo romano. Colocou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses em que criticavam a igreja.

O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. De acordo com suas ideias, condenou o culto à imagens. Lutero foi convocado a desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms, convocada pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521, Lutero não só defendeu sua ideologia como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.

Houve um tipo de protesto foi chamado de “Os cinco solas”, em que criticavam aos ensinamentos da então dominante Igreja Romana, na qual tinha na mente dos reformadores não merecendo as divindades ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa. O que resultou a Reforma Protestante foi uma divisão ente os católicos romanos e protestantes em que originariam o protestantismo. Os conflitos políticos que motivaram foram que tais governantes desejavam para si o poder espiritual e ideológico da Igreja e do Papa, muitas vezes para assegurar o direito divino dos reis.

Alguns países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, frutos do

Relacionados