Há possibilidade da criança adotada renunciar a sua paternidade em prol dos benefícios horiundos do seu pai biológico.

398 palavras 2 páginas
Assunto: Adoção – Há possibilidade da criança adotada renunciar a sua paternidade em prol dos benefícios horiundos do seu pai biológico.

. Observar os direitos do pai que o adotou

. Observar os direitos do filho

Um fato hipotético, Maria conhece João em um passeio de verão e se relaciona por uma noite com ele, meses depois já estando em sua cidade natal descobre que está grávida, sem condições de ter essa criança ela dá pra um casal adotá-lo. O casal então cria essa criança que se chama Pedro com muito amor e carinho, mesmo sendo de família humilde eles fazem tudo na medida do possível pra nada faltar a ele.

Passaram-se anos e Pedro descobre que seus pais que o criara não eram seus pais biológicos, vai então em busca da sua verdadeira identidade por curiosidade e respostas a questionamentos.

Após idas e vidas, investigações, viagens pra lá e pra cá, ele descobre o seu pai biológico e o mesmo, é um empresário muito bem sucedido na cidade onde mora, Pedro então resolve reivindicar os seus direitos, pois biologicamente era filho de João, primeira coisa que passa em sua mente então, renunciar a paternidade do casal que o criou desde ainda bebê, e João nem sabia de sua existência.

E agora:

a) Como fica o direito do pai que criou com tanto amor, sendo que a mãe de Pedro não tinha se quer nenhum recurso pra criá-lo, fez tudo que pode e estava além do seu alcance pra dar educação, alimentação, formou um cidadão de bem, e agora Pedro renuncia a tudo que viveu e quer esquecer o seu passado por ser pra ele mais benéfico e conveniente.

b) Pedro não tem culpa ele tem direitos, embora sua infância foi cercada de carinhos, agora conhece a sua verdadeira identidade e dela tem todos os direitos e benefícios.

Bom, em minha opinião, é conflitante mas os direitos pertencem a Pedro, e pra que ele venha participar destes direitos há necessidade de renunciar, sim, e neste caso a renúncia

Relacionados