hyyujj

506 palavras 3 páginas
COMO PREPARAR E DISTRIBUIR ALIMENTOS COM SEGURANÇA http://psicoterapiaepsicologia.webnode.com.br/products/%20assist%C3%AAncia%20psicologica%20nas%20unidades%20hospitalares/ Os cuidados a seguir são importantes para garantir a produção de um alimento seguro.

PRÉ-PREPARO DOS ALIMENTOS

O pré-preparo envolve tudo o que diz respeito a higienizar, cortar, descascar, picar, catar ou selecionar, congelar e descongelar, dessalgar, temperar, misturar, bater ou amassar os alimentos.
A higienização das hortaliças, legumes e frutas, é um quesito muito importante para evitar contaminações de origem alimentar.
Caso um alimento não seja utilizado na sua totalidade, esse deverá ser transferido para recipientes fechados e identificados. Observar sempre, na embalagem, a recomendação do fabricante quanto à sua conservação.

Congelamento e Resfriamento

O congelamento é uma medida adotada para conservar ou prolongar a “vida útil” dos alimentos. Deve ser feito de modo rápido, mas, o congelamento lento é mais usual em cozinhas. Apesar de não ser o ideal, o congelamento lento pode ser adotado, mas sempre com o cuidado de garantir que o alimento alcance temperatura negativa (abaixo de 0ºC) em, no máximo, seis horas.
Alimentos muito sensíveis e perecíveis – carnes, peixes, laticínios – não podem permanecer em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Devem, preferencialmente, ser manipulados em pequenas porções. Mesmo em ambientes climatizados, a manipulação deve ser feita em até duas horas.
Além de congelar e descongelar muitas vezes é preciso apenas resfriar o alimento, mas para isso é necessário que a geladeira esteja em perfeita condições e ajustados para funcionar em temperatura inferior a 5ºC. se for possível não esperar que o alimento esfriem completamente em temperatura ambiente para colocá-los em refrigeração, armazenando em vasilhames pequenos e rasos, inibindo assim, a proliferação de microrganismo e evitando contaminação e ocorrência de doenças de origem

Relacionados