hyjkmh

948 palavras 4 páginas
Aula: 03
Temática: O positivismo e o Marxismo (visão geral)

Para dar continuidade ao nosso encontro anterior, em que nos debruçamos sobre o processo de conhecimento da verdade, vamos tratar, em linhas gerais, das duas principais correntes de pensamento que influenciaram a historiografia nos século XIX e XXX: o positivismo e o marxismo.
O positivismo e o marxismo no século XIX
O século XIX foi marcado por grandes transformações sociais. Dentre elas, o advento do mundo industrial que alcançou o seu ápice na Inglaterra.
Nesse novo mundo vários pensadores surgiram, uns em defesa do novo modelo e outros preocupados com o “fim da humanidade”. Filósofos como
Hegel criaram uma estrutura de direito que pudesse garantir o fortalecimento do Estado. Economistas como David Ricardo defenderam e organizaram, teoriacamente, o papel e a função do estado capitalista.
As mudanças que ocorriam no mundo serviram de base para um novo pensar da sociedade. O futuro era promissor e por isso mesmo se vislumbrava um período de abundância, fartura e felicidade.
O novo capitalismo abria uma enorme possibilidade de fazer do humanismo a busca do homem em sua individualidade. A história passou a ser entendida e interpretada como uma ciência capaz de integrar o homem à sociedade. A história era vista, pela primeira vez, como uma possibilidade de integrar o mundo físico ao social e a atividade do homem social sobre o mundo da natureza. O capitalismo passou a ser considerado um regime ideal e a história passava a ser vista como um caminho para que o homem encontrasse essa sociedade ideal. Este era o caminho aberto às duas vertentes nascidas naquele século: de um lado o positivismo, que deu uma direção normativa ao progresso da sociedade e, de outro, o marxismo que vislumbrou a exploração do sistema sobre o indivíduo.

UNIMES VIRTUAL
18

HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA HISTÓRIA

O Positivismo
O positivismo surgiu no século XIX e seu principal idealizador foi Auguste

Relacionados