huy3

1498 palavras 6 páginas
Introdução
Galileu Galilei nascido em Pisa, 15 de fevereiro de 1564 e morto em Florença, 8 de janeiro de 1642 foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica. Construiu uma luneta astronômica e estudou as montanhas da lua, assinalou os satélites de Júpiter, as fases de Vênus, o anel de Saturno, as manchas e as rotações do sol sobre o seu eixo.
Galileu era o mais velho dos sete filhos de Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
A condenação de Galileu pelo Santo Ofício
O papa Urbano VIII, que chegou a afirmar que "a Igreja não tinha condenado e não condenaria a doutrina de Copérnico como herética, mas apenas como temerária" e tinha sido testemunha de defesa no processo de 1616, recebeu Galileu no Vaticano em seis audiências em que lhe ofereceu honrarias, dinheiro (pensões de promoção acadêmica e apoio científico) e recomendações. No entanto, o Papa não aceitou o pedido de Galileu de revogar o decreto de 1616 contra o heliocentrismo. Ao contrário, encorajou Galileu a continuar os seus estudos sobre o mesmo, mas sempre como uma hipótese matemática útil porque simplificava os cálculos

Relacionados

  • comparação de de percentual de gordura em atletas de futsal em diferentes posições
    3871 palavras | 16 páginas
  • 6 verdades chocantes que irão fazer de você uma pessoa melhor
    74465 palavras | 298 páginas