huugooo

2619 palavras 11 páginas
2014
Definição

A leucemia mielóide aguda é uma neoplasia maligna que se caracteriza pela infiltração do sangue, medula óssea e outros tecidos por células neoplásicas do sistema hematopoiético de rápida evolução, e muitas vezes, fatal.

Descrição

A medula óssea é o grande santuário produtor de todas as linhagens de células sanguíneas a partir de uma célula tronco pluripotente CD-34+. Na leucemia, essa célula tronco vai sofrer uma grave mutação, determinada por um estímulo neoplásico e, assim, terá um clone maligno que determinará a linhagem neoplásica que será encontrada na medula, invés das plaquetas, hemácias e neutrófilos. Sem essas células sendo produzidas, o paciente com leucemia aguda terá uma tríade de sintomas/sinais: anemia, sangramentos e infecções. Como etiologias da leucemia mielóide aguda temos a hereditariedade, a radiação em altas doses, alguns fármacos e a exposição a substâncias químicas como o benzeno, que é o foco do nosso trabalho. Essas são situações que propiciam o desenvolvimento da doença. De acordo com o Guideline do INCA, a classificação citológica da leucemia mielóide aguda está representada por:
M0: leucemia indiferenciada (esse subtipo somente pode ser identificado através de anticorpos monoclonais)
M1: leucemia mielóide aguda sem diferenciação
M2: leucemia mielóide aguda com diferenciação
M3: leucemia promielocítica
M4: leucemia mielomonocítica
M5: leucemia monocítica
M5a: leucemia monocítica sem diferenciação
M5b: leucemia monocítica com diferenciação
M6: eritroleucemia
M7: leucemia megacariocítica
Existem algumas observações importantes! A leucemia promielocítica inicia o quadro com pancitopenia, diferente de todas as outras que iniciam com leucocitose. E, além disso, a M3 apresenta blastos ricos em grânulos de tromboplastina que, ao se romperem, levam a coagulação intravascular disseminada (CIVD) e rapidamente ao óbito. A M4 e

Relacionados