husahuhushuhasusa

273 palavras 2 páginas
O patrimônio cultural das comunidades quilombolas é composto de um rico repertório que envolve as expressões dos modos de fazer, pensar, sentir e de se relacionar entre si e com a natureza.
Parte deste conjunto de saberes e práticas encontra-se descrita aqui. Os 180 bens culturais apresentados resultam de um amplo processo de reflexão de 16 comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, lançadas no desafio de levantar e sistematizar as informações sobre suas expressões culturais. Participaram do levantamento os quilombos Abobral, Bombas, Cangume, Galvão, Ivaporunduva, Mandira, Maria Rosa, Morro Seco, Nhunguara, Pedro Cubas e Pedro Cubas de Cima, Pilões, Porto Velho, Praia Grande, São Pedro e Sapatu.
Além das informações que constam das 5 categorias do patrimônio cultural imaterial - Celebrações, Ofícios e Modos de Fazer, Formas de Expressão, Lugares e Edificações - os bens culturais podem ser acessados por comunidade, onde se encontra também a classificação de sua condição - se está íntegro, se é memória ou ruína.
No Estado de São Paulo existem mais de 35 comunidades quilombolas. A maioria delas, cerca de 30, está na região do Vale do Ribeira, distribuídas por diversos municípios, tais como Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo. Outras comunidades estão localizadas no Litoral Norte, na região de Sorocaba e no município de Itapeva.

Até maio de 2007, apenas cinco comunidades tinham recebido os títulos de suas terras: Ivaporunduva, São Pedro, Pedro Cubas, Pilões e Maria Rosa. Todas estão localizadas no Vale do Ribeira e receberam os títulos do governo do Estado de São Paulo.

Conheça nesse sítio eletrônico um pouco mais da história, da vida e das lutas das comunidades quilombolas localizadas no Estado de São Paulo.

Relacionados