humilhaçao

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Anhanguera Educacional – Uniderp
Serviço Social 3º Período
Psicologia Social





Acadêmicas:
Fátima Aparecida Telles RA- 4300114907
Gislene Do Socorro Ferreira RA -4300064717
Michele Moura da Silva RA-3815672565Sônia Maria Silva Ramos RA- 3808620167




A Humilhação E A Invisibilidade Social



Prof. Lindolfo A. Martelli











Anápolis
/



SUMÁRIO




INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I- HUMILHAÇÃO SOCIAL
CAPÍTULO II- A Desigualdade E A Invisibilidade Social Na Formação Da Sociedade Brasileira
CAPÍTULO III- HUMILHAÇÃO SOCIAL
CAPÍTULO IV- O CATADOR DE LIXO
CONCLUSÃOREFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO



Iremos aborda sobre a questão social apontada pela psicologia social com objetivo de relatar os conceitos e pesquisa desenvolvida após de analise de artigos e textos.
Falaremos sobre a desigualdade, invisibilidade social relacionada com sociologia e psicologia que trata do comportamento social do povo brasileiro pela modernidade no subúrbio.
A humilhaçãosocial trás com uma conseqüência o psicossocial sofrida pela classe dos garis, uma profissão árdua, desqualificada, cheia de preconceito desprezada pela sociedade.
Com campo de pesquisa escolhemos os “catadores de lixo” é uma luta contra o desemprego, do lixo tira o seu sustento e não tem uma política que visa os seu direito de ser reconhecida com uma profissão.



CAPÍTULO II


ADesigualdade E A Invisibilidade Social Na Formação Da Sociedade Brasileira



Ao analisar este artigo que relata as idéias levantadas pela sociologia de Jessé de Souza em 2006, lançou o livro “A Invisibilidade Da Desigualdade Brasileira”, e a psicologia de Fernando Braga d a Costa, aborda no livro “Homens Invisíveis: Relatos de Uma Humilhação Social”, de 2004. Criando projeto baseado pelo opersonalismo, o familismo e o patrimonialismo uma teoria de estudo e pesquisa sobre o comportamento da sociedade perante a “Desigualdade e invisibilidade social”.


[...] “Nossa desigualdade e sua naturalização na vida cotidiana é moderna, posto que vinculada à eficácia de valores e instituições modernas com base em sua bem-sucedida importação ‘de fora para dentro’. Assim, ao contrário de serpersonalista, ela retira sua eficácia da ‘impessoalidade’ típica dos valores e instituições modernas. É isso que a faz tão opaca e de tão difícil percepção na vida cotidiana.” (SOUZA, 2003, p. 13)


Durante o seu trabalho Souza demonstra a origem da desigualdade da sociedade brasileira, com uma nova critica que aborda a realidade baseada pela historia de todos os indivíduos e outra maneira é acomparação do Brasil e os Estado Unidos de uma constituição na modernidade do subúrbio. Visando organizar uma pratica social, cultura e cotidiana, criar normas e valores famílias. Desde o tempo da colonização o Brasil já sofria com questão social com a exploração do trabalho escravo, vivendo em condições precárias e convivendo com o preconceito racial.



"A pesquisa traz relatos do autor e dos garis,relatos de humilhação social já
anunciados pelo título do livro, mas o que interessa neste capítulo é afirmar o compromisso que Costa exerce com a sociedade ao desenvolver este projeto e como desta forma propicia um resultado crítico, uma psicologia crítica, denunciando comportamentos preconceituosos rei ficados nesta sociedade”.(COSTA.2004)




Fernando Braga Costa trabalha com a idéia queaborda a humilhação social. Uma pesquisa realizada durante seu estagio em psicologia social, o seu estudo foi voltado para os garis, analisando o seu comportamento durante a jornada de trabalho. Percebeu que estes trabalhadores não tinham uma vida social, seu reconhecimento era a sua força física, pois poderia trabalhar sem qualquer qualificação, uma atividade precária trazendo serie de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humilhação
  • HUMILHAÇÃO SOCIAL
  • humilhação social
  • Humilhação social
  • Humilhação social
  • humilhação social
  • HUMILHAÇAO SOCIAL
  • Humilhação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!