Humilhação social

Páginas: 8 (1941 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO


A psicologia social faz uma análise do indivíduo e sua interação com o meio social, tentando entender a correlação entre os homens, estudando não o indivíduo separadamente, mas em coletivo. O entendimento de uma dada problemática social não pode ser analisado somente com estudos voltados para o indivíduo, tão pouco para a sociedade. É preciso compreender a problemática dentrodos dois aspectos: indivíduo e sociedade.


É com base nesse entendimento que a humilhação social é considerada um fenômeno de desigualdade histórico e crônico, caracterizada pela exclusão de classes. Trata-se de uma problemática psicossocial e política, determinada por condições econômicas e inconscientes, onde o humilhado sofre algum tipo de impedimento ou desconhece sua dignidade porintermédio da exclusão. Por sua vez, entrando no campo subjetivo da angústia essa condição desencadeia atos inconscientes como, submissão, alienação, medo, falta de comunicação, conformismo, estagnação e rebaixamento.


A desigualdade social vem aumentando e torna-se cada dia mais visível. É constato que qualquer individuo que possua um trabalho considerado desqualificado pela sociedade, passou oupassa algum tipo de humilhação, ou se quer é notado, passando despercebido entre as pessoas.


A desigualdade, humilhação, invisibilidade e exclusão andam juntas e fazem parte da questão social, que vem sendo um campo de grandes discussões e preocupação nos dias atuais, haja vista sua complexidade, em que através de um ciclo de vulnerabilidade social, várias questões são desencadeadas, aexemplo da pobreza, analfabetismo e desqualificação profissional.


Com o objetivo de nos aprofundar nas questões que levam a humilhação e invisibilidade social, analisamos teses, artigos e livros que trouxessem conceitos, críticas, depoimentos e pensamentos a respeito dessa temática. Apresentamos o ponto de vista do grupo com base nas bibliografias estudadas e escolhemos um perfil de trabalhadorasque vivenciam esse tipo de discriminação.


Durante o dia e noite na cidade de Juazeiro no Estado da Bahia, as profissionais do sexo, oferecem e vendem seus corpos. Dita como a profissão mais antiga do mundo, a prostituição trás consigo não apenas o prazer desejado durante tantos séculos, mas uma bagagem de opressão, preconceito, discriminação e abusos. E é entrando nesse universo tãoenigmático que iremos estudar a humilhação e invisibilidade social e tentar compreender os tabus que fazem dessa profissão ser vista como desqualificada.



REFERENCIAL TEÓRICO

O ciclo da humilhação social no Brasil teve início com os índios e africanos escravizados. Quando não ocorria a morte física por agressão, ocorria a morte cultural por imposição. Com a libertação dos escravos, sem nenhumapreocupação urbana, os mesmos seguiram para as favelas (nesse episódio, a desigualdade passa do campo subjetivo do preconceito racial e torna-se uma desigualdade concreta, a desigualdade que modifica a geografia das cidades e divide os bairros por classes). Agora a exploração e a humilhação não eram mais vistas nos cafezais e engenhos, era chagada a vez dos massacres pelas indústrias e pelogigante capitalismo.


Como a humilhação torna-se um fator hereditário, toda riqueza cultural, histórica e de lutas de classes cairão no esquecimento da civilização ao longo dos anos. Se os representantes dessas culturas sucumbirem a violência da humilhação, os feitos desses povos se resumirá ao anonimato.


Hoje, muitos dos descendentes de índios e africanos e mais um “punhado” de menosfavorecidos ainda encontram-se despossuídos de dignidade e despidos de cultura, encadeando a cada geração um novo ciclo de humilhação. O sentimento de rebaixamento e de não possuir direitos, acaba tornando-se habitual na vida do humilhado, ao ponto do mesmo se sentir incomodado em espaços de circulação pública, sendo a dignidade um esforço, e não uma prática espontânea.


“Que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humilhação social
  • Humilhação social
  • Humilhação social
  • humilhação social
  • HUMILHAÇAO SOCIAL
  • Humilhação social
  • humilhação social
  • humilhação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!