HUMANIZAÇÃO EM SAUDE PARA PACIENTES IDOSOS DROGADITOS E ETILISTAS

966 palavras 4 páginas
SENAC TIRADENTES
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Técnico de Enfermagem

HUMANIZAÇÃO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM PARA IDOSOS ETILISTAS E DROGADITOS.

São Paulo, 2014

HUMANIZAÇÃO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM PARA IDOSOS ETILISTAS E DROGADITOS.

Alunos: Mariana Mara Corrêa de Souza
Gustavo

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A população de idosos, representa atualmente aproximadamente 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Vale ressaltar que no Rio de Janeiro e Porto Alegre têm maiores proporções de idosos e em nosso país 55% das mulheres são responsáveis pelos domicílios e 64,1% são responsáveis pelo domicílio segundo pesquisa realizada pelo IBGE (2009).
A proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças devido a queda de taxa de fecundidade (segundo pesquisa do IBGE – 2000 á 2013) e ao aumento da longevidade. Os principais fatores para o aumento da população de idosos se devem, basicamente a diminuição de taxa de mortalidade e fecundidade, as melhores condições de saneamento básico, ao domínio de doenças infecto contagiosas, pelas vacinas e também por terapias avançadas no combate de doenças em geral.
Entre os idosos, os transtornos por uso de álcool e drogas tem recebido pouca atenção, apesar de ter uma condição psiquiátrica mais prevalente, atrás dos transtornos depressivos e da demência, segundo pesquisa realizada em diversos sites.
Historicamente sido realizados poucos estudos clínicos ou experimentais voltados para o abuso de drogas entre idosos.(Silva, Adriana Ridão; Shmmidt, Izaura A. R; Almeida, Rosa Ferreira; Oliani, Simone M). Isso pode ser explicado em parte, pelos preconceitos relacionados com a idade (por exemplo: o abuso de drogas ocorre em indivíduos jovens). Até recentemente, o tema despertava pouco interesse entre pesquisadores clínicos pois acreditavam que tal transtorno era

Relacionados