humanização uti

Páginas: 13 (3163 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM



ADRIANO ANDRADE
ARIANA MARIA CARVALHO
ELOISA TROMBETTI






HUMANIZAÇÃO NA UTI















GUARULHOS
2008

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM



ADRIANO ANDRADE
ARIANA MARIA CARVALHO
ELOISA TROMBETTI






HUMANIZAÇÃO NA UTI







Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Enfermagem da Universidade deGuarulhos como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem orientado pela professora .....






GUARULHOS
2008















DEDICATÓRIA

Adriano
Dedico esse trabalho a minha esposa e filhas que me incentivaram para a conclusão deste curso.

Ariana
.

Eloisa
Dedico esse trabalho ao amor de minha vida Flavio Marcelo Trombetti.AGRADECIMENTOS












RESUMO

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) traz a lembrança de um ambiente frio, assustador e de risco iminente de morte. Humanizar a assistência de enfermagem significa oferecer ao paciente o tratamento que merece como pessoa humana (humanizar = tornar humano), não focalizando suapatologia.
Cuidar é o sentido maior da enfermagem. Envolve zelar pelo bem estar e pela saúde. Realizou-se a revisão bibliográfica tendo como fontes ....., onde o levantamento foi feito da busca ativa de livros sobre o tema. A humanização é muito falada e pouco vivida. Os profissionais se preocupam em prestar um atendimento com alta tecnologia associando a minimização dos sentimentos do pacientecomo tensão, angústia e ansiedade, que muitas vezes são causadas pelo próprio ambiente da UTI.
Muitas vezes a linguagem difícil acaba excluindo a participação dos pacientes, e para se sentir bem, que seus conhecimentos, crenças e experiências sejam respeitados. Esses fatores estão relacionados com o conforto físico e a sensação de bem-estar e podem interferir na recuperação do paciente.Conclui-se que nas UTIs, o cuidado é baseado no aparato tecnológico, centrado nos aspectos biológicos, na doença e nos procedimentos, tornando-o fragmentado, mecanicista e desumanizado. O processo de humanização do cuidado deve, portanto, manter o tratamento focado no paciente e não na doença, além de considerar seu contexto familiar e social. Deve, também, envolver o binómio paciente-família no cuidado.O enfermeiro é fundamental nesse processo, devendo promover educação permanente, com reflexão da prática e troca de experiências, promovendo e contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência. Palavras-chave: Paciente, familia , UTI e humanização.



SUMÁRIO







INTRODUÇÃO

Após termos discutidos inúmeros assuntos com temáticas de suma importância para a saúde, da qual jáfazemos parte, decidimos que a temática usada neste trabalho seria a humanização.
Não foi difícil visualizamos que a área que maior necessita de humanização é a Unidade de Terapia intensiva.
O conceito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando se concluiu que era mais seguro isolar pacientes em estado grave numa sala especial. Desde então, a UTItem sido vista como um local de esperança, mas principalmente de angústia e sofrimento, tanto para pacientes quanto para familiares.
A partir de 1995, começou um movimento que se tornou conhecido como humanização do atendimento na UTI. Os envolvidos na interdisciplinaridade das UTI’s passaram a refletir profundamente sobre o assunto, procurando saber por que, apesar de todos os esforços, a imagemda UTI como local de isolamento e angústia não deixava de ser, parcialmente, uma realidade.
As ocorrências evidenciadas mostraram um profissional despreparado, conflitante perante as situações profissionais quando se englobava Família / Paciente (UTI).
Com isso foi vista a necessidade de indicadores para a seleção de um profissional que traga para a Unidade de Terapia Intensiva um cuidado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humanização em UTI
  • Humanização em uti
  • Humanização em uti
  • HUMANIZAÇÃO NA UTI
  • A humanização em UTI
  • Humanização na UTI
  • Humanização da uti
  • Humanização na UTI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!