Humanização, Relacionamento Interspessoal e Ética

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve?
Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.
Isso apresenta vários desdobramentos. Por exemplo, o relacionamento interpessoal – necessidade social, conforme MASLOW (2000), ou fatorhigiênico, segundo a teoria herzbergiana – deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os indivíduos resvala para conflitos vários. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidadepessoal e coletiva.

Numa sociedade em que, em geral, valores ético morais são vilipendiados, é urgente a necessidade de se humanizarem as organizações. Estas não devem perder de vista a razão maior graças à qual se dá a sua criação: a promoção humana em todos e quaisquer aspetos (não somente os econômico financeiros e tecnocientíficos), até mesmo, e principalmente, sob a ótica coletiva.2. HUMANIZAÇÃO
O desenvolvimento científico-tecnológico tem levado muitas organizações a buscar de forma desenfreada o lucro económico-financeiro à custa da necessária valorização real do homem, notadamente dos indivíduos que nelas trabalham. Paradoxalmente, até mesmo organizações cujo lucro visado não é económico-financeiro resvalam para isso.

A cultura predominantenessas instituições caracteriza-se por considerar as pessoas meros recursos que devem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Relegam a abordagem sistêmica, que estuda o homem como uma totalidade e não apenas como profissional cuja vida deveria se restringir ao ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal saudável, por exemplo, às vezes não encontra guarida no âmbitoorganizacional, gerando os mais diversos conflitos e, portanto, “desumanizando” as organizações. A desconsideração dos valores humanos e da ética também são exemplos de realidades “desumanizadoras”.
ROMÃO (2002) registra:
Mas, o pior de tudo isso [o autor faz referência à reengenharia, à terceirização e à globalização como modismos, dentre outros que ele relaciona] foi o fruto gerado: a desvalorização doser humano, que participou desses processos, tentando ajudar sua empresa, e hoje é descartado, como se somente números pudessem indicar lucros, e ótimos resultados fossem o melhor diagnóstico de um negócio. Hoje temos que nos preparar para viver a era emocional, onde a empresa tem de mostrar ao colaborador que ele é necessário como profissional, e antes de qualquer coisa que é um ser humano comcapacidades que agregadas à produção da empresa, formarão uma equipe coesa em que o maior beneficiado será ele mesmo com melhoria em sua qualidade de vida, relacionamentos com os pares e, principalmente, o cliente que sentirá isso quando adquirir o produto ou serviço da empresa gerando a fidelização que tanto se busca. O melhor negócio de uma organização ainda se chama gente, e ver gente integradana organização como matéria-prima principal também é lucro, além de ser um fator primordial na geração de resultados.
MORGAN (1996: 142) diz que “a natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas”.

O PAPA JOÃO PAULO II apud MASLOW (2000: 61) assevera que:
O propósito da empresa não é simplesmente lucrar, mas ser vista emsua base como uma comunidade de pessoas que, de várias formas, estão se esforçando para satisfazer suas necessidades básicas e que formam um grupo particular no serviço de toda a sociedade. O lucro é um regulador da vida de um negócio, mas não é o único regulador; outros fatores, humanos e morais, também devem ser considerados, pois, a longo prazo, serão igualmente importantes para a vida do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanização,Relacionamento Interpessoal e Ética
  • Ética e humanização
  • Ética nos relacionamentos
  • Humanização Hospitalar Como Expressão de Ética
  • Ética e humanização nas relações interpessoais
  • humanização,comportamento interpessoal e ética
  • A HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR COMO EXPRESSÃO DA ÉTICA
  • Ética e relacionamento interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!