HUMANIZAÇÃO NA UTI

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Objetivo 4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
2.1 Conceito de Humanização 5
3 METODOLOGIA 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10


1 INTRODUÇÃO


A Unidade de Terapia Intensiva é um serviço de hospitalização que presta atendimento especializado a pacientes em estado de extrema gravidade para os quais existe razoável possibilidade de melhora. É dotada de umaequipe médica e de enfermagem, especialmente treinada, com equipamentos de diagnóstico e tratamento com uma administração eficiente e com todos os demais elementos necessários para adequado cuidado, normal ou de emergência, de pacientes graves com possibilidade de sobrevivência e recuperação parcial ou total. É um serviço que provê obscuração contínua das funções vitais e pode suportar estasfunções de modo mais pronto e eficiente que em qualquer outro local do Hospital.
A UTI tem por finalidade o atendimento dos pacientes gravemente enfermos cuja recuperação depende de seus serviços especializados; reduz o grau de enfermidade e mortalidade dos pacientes graves mediante a previsão de enfermagem constantes.
Para cumprir sua finalidade, a UTI:
Concentra todos os pacientes em estado deextrema gravidade;
Concentra todo equipamento, o material e o pessoal necessários ao melhor cuidado destes pacientes;
Proporciona cuidados terapêuticos e de enfermagem intensivos e específicos;
Presta assistência contínua aos pacientes.
Humanizar a UTI significa cuidar do paciente como um todo, englobando o contexto familiar e social. Essa prática incorpora os valores, as esperanças, osaspectos culturais e as preocupações de cada um, englobando o ambiente físico, o cuidado dos pacientes e seus familiares e relações entre a equipe de saúde.
A idéia em desenvolver este trabalho surgiu durante as aulas teóricas, visto que a atenção por parte da equipe aumenta o conforto, a identidade e a integridade do paciente.
1.1 Objetivo

O estudo tem como objetivo informar o conceito dehumanização, entender a importância desse processo para o sucesso da assistência de enfermagem e das UTIs.


2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA


A Unidade de Terapia Intensiva é o ambiente para onde são encaminhados pacientes graves recuperáveis que necessitam de cuidados de enfermagem e médicos especializados em assistência integral.
É um ambiente totalmente estressante para o paciente e seusfamiliares.
Todos estão expostos à ansiedade, dor, ruídos e privação de sono.
Na UTI há equipamentos e materiais necessários para manutenção da vida, tais como: aparelho de ventilação mecânica, oxímetro de pulso, monitor multiparimétricos, bomba infusão e tantos outros. (KNOBEL, 2004, p.1316).
Souza (2004, p.4) nos acrescenta que os pacientes internados em UTI são, na maioria das vezes, dependentese sentem-se impotentes com a falta de autonomia e o controle de si mesmo. A pessoa internada em uma UTI fica cerca de pessoas ativas e ocupadas, o que pode ser coadjuvante para a instalação da ansiedade e de sentimentos de isolamento.
Seguindo a idéia da mesma autora, humanizar a UTI significa cuidar do paciente como um todo, englobando o contexto familiar e social.

2.1 Conceito deHumanização

Segundo Souza (2004, p.6) humanização é cuidar do paciente como um todo e que por outro lado, pressupõe a incorporação de valores, esperança e aspectos culturais e preocupações de cada um. Esse conjunto de medidas engloba o ambiente físico, os cuidados prestados aos pacientes e seus familiares e as próprias relações entre os membros da equipe e a saúde.
Entendemos que nem só médicos fazem aclínica, mas todos os profissionais de saúde, fazem cada um a sua clínica. O Ministério da Saúde tem reafirmado que a política atravessa as diferentes ações e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). (BRASIL. Ministério da Saúde, 2007, p.3-9).
A humanização no SUS apresenta-se como uma política a partir da possibilidade e experiência, concretizar o que queremos aprimorar e multiplicar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • humanização em UTI
  • Humanização em uti
  • humanização uti
  • Humanização em uti
  • A humanização em UTI
  • Humanização na UTI
  • Humanização da uti
  • Humanização na UTI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!