Humanização na assistencia ao trabalho de parto e parto

Páginas: 27 (6501 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL




SORAYA DE JESUS ARAUJO CUTRIM















HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AO TRABALHO DE PARTO E PARTO: uma revisão da literatura
























SÃO LUÍS

2012
SORAYA DE JESUS ARAUJO CUTRIMHUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AO TRABALHO DE PARTO E PARTO: uma revisão da literatura



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Materno-Infantil da Universidade Aberta do SUS pela Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do título de Especialista em Saúde Materno-Infantil.Orientador o( a):

















SÃO LUÍS
2012




























SORAYA DE JESUS ARAUJO CUTRIM




HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AO TRABALHO DE PARTO E PARTO: uma revisão da literatura









Aprovada em: ___/___/____





BANCA EXAMINADORA




Profª. (Orientador)
Título





1º. Examinador2º. Examinador





RESUMO


A humanização da atenção à saúde preconiza o acolhimento como uma das formas de aproximação dos profissionais da saúde com a população usuária dos serviços. Um bom parto que deve ser realizado através da valorização da escuta, do envolvimento e compromisso entre os profissionais e as usuárias. Muito evoluíram as políticas públicas no tocante àmelhoria da saúde de uma forma geral, contudo, suas implementações plenas constituem um longo caminho a ser percorrido. A proposta do atendimento humanizado é entender a importância da mulher no parto e parto, disponibilizando as informações para uma participação efetiva. Aumentar a participação das usuárias é característica do modelo de atenção a ser alcançado pelos serviços de saúde. A relação temque está correlacionada ao profissional e a usuária, pois tem como grande destaque a comunicação. Sabe-se que através de um bom atendimento as mulheres podem está sendo orientada dos procedimentos que vão ser realizados tanto no pré-natal como no puérperio.

Palavras-chave: Saúde. Humanização. Parto.









































1.INTRODUÇÃO


Historicamente, desde os tempos remotos, o momento do trabalho de parto e do nascimento, era realizado por mulheres conhecidas popularmente como aparadeiras, comadres ou parteiras-leigas. Eram mulheres da própria comunidade que detinham um saber empírico e assistiam às mulheres em seus próprios domicílios durante todo o processo assim como nos cuidados com o recém-nascido. Estasmulheres eram de inteira confiança da família, acompanhavam nascimento de gerações e eram consultadas sobre vários assuntos relacionados à saúde da mulher.
Até o final do século XIX, os hospitais não possuíam papel significante para a sociedade, pois não ofereciam nada que não pudesse ser feito na própria casa do enfermo. Os hospitais do século XIX existiam para os dependentes e necessitadose não para prover recursos técnicos especializados para as pessoas em geral (UNGERER, 1996)
Ainda para os mesmos autores dar à luz em hospitais geralmente era para mulher extremamente pobre, indigente, sem amigas, prostitutas ou ainda doentes mentais ou então apresentar alguma doença contagiosa. O parto acontecia em casa, realizado por outras mulheres, rodeado de pessoas da família,ainda que a casa fosse simples e pobre.
Osava e Mamede (1995) referem-se que a participação exclusivamente feminina no parto predominou na maioria dos povos primitivos e o fenômeno da parturição também era associado aos aspectos místicos e religiosos.
Assim o momento do parto era uma vivência exclusivamente feminina, uma intensa experiência corporal e emocional que levava as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HUMANIZAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHANTE NO TRABALHO DE PARTO
  • Humanização no parto
  • Humanização no parto
  • hUMANIZAÇÃO DO PARTO
  • assistencia ao parto
  • Humanização hospitalar e humanização em partos
  • Assistência ao Pré-Parto, Parto e Puerpério
  • O parto domiciliar como uma proposta de humanização do parto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!