humanização em UTI

Páginas: 11 (2538 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
1 INTRODUÇÃO

A humanização em terapia intensiva é uma temática que a cada dia apresenta desafios e envolve aos profissionais que nela atuam. A humanização e o acolhimento mostram-se como um resgate ao cuidado voltado para o respeito e valorização do ser humano. Neste contexto, a comunicação acolhedora e humanitária em unidade de tratamento intensivo merece destaque por existirem inúmeraslacunas no conhecimento científico voltados para o aspecto da relação humanística e acolhedora entre enfermagem, paciente, bem como a família dos mesmos.
A Unidade de Terapia Intensiva é conhecida pelo ambiente frio e hostil, local onde freqüentemente a tecnologia sobrepõe-se em relação à humanização do cuidado. A desumanização em UTI não pode ser justificada com o avanço da tecnologia utilizadanesta área. A forma como a equipe lida com os recursos tecnológicos é que favorece o equilíbrio entre a máquina e o humano, proporcionando um cuidado holístico ao paciente e sua família ( pinho, santos. 2008)
Para Vila e Rossi, (2002), mesmo sendo a unidade mais adequada para o atendimento a pacientes agudos graves, as UTIs mostram-se como um ambiente tenso, agressivo e traumatizante do contextohospitalar. Estes aspectos não atingem apenas os pacientes e suas famílias, mas também os profissionais que ali atuam, fatores que prejudicam a relação humana e acolhedora entre os mesmos. Os pacientes atendidos em UTI necessitam de cuidado integral, não apenas voltados para o problema fisiopatológico, e sim, cuidado envolvendo a questão psicossocial, ambiental e familiar que são fatoresintimamente ligados a doença física.
Para Morais et al. (2009), humanizar significa acolher o paciente em sua integralidade, voltar-se para a solidariedade, no entendimento do ser em sua singularidade e na valorização da vida do indivíduo. Desta forma os profissionais de enfermagem devem utilizar a comunicação como instrumento para humanizar o cuidado, dialogando com o paciente e sua família de maneira aesclarecer suas dúvidas, exames diagnósticos e procedimentos clínicos invasivos, amenizando sua ansiedade imposta pela doença e hospitalização





1.1 PROBLEMA DE PESQUISA


O enfermeiro depara-se no seu dia a dia com questões relacionadas ao processo de cuidar no contexto da terapia intensiva e a participação da família como recurso positivo nos planos de cuidado de forma integralna tentativa de aprimorar os meios de comunicação e o relacionamento entre enfermagem, pacientes e família, no contexto da Unidade de Terapia Intensiva.
Acompanhando o trabalho dos enfermeiros em Terapia Intensiva, observo o grande distanciamento e as barreiras de comunicação, bem como alguns conflitos , tais como desrespeitos, dúvidas e inseguranças que a família projeta à equipe deenfermagem, bem como a incapacidade de lidar com esta realidade. Observando estas questões, destaco a prática da enfermagem capacitada em lidar com o sofrimento e os conflitos impostos pela doença e hospitalização que afligem a família e os pacientes neste contexto.
Diante destas questões, sinto-me instigada a conhecer o processo de comunicação acolhedor e humanitário entre a equipe de enfermagem,paciente e a família do doente internado em UTI.
A questão de pesquisa converge para o seguinte questionamento: os artigos publicados na literatura nacional em Terapia intensiva adulto estão colaborando para o desenvolvimento da comunicação acolhedora e humanitária para com os pacientes e a família do doente no contexto da terapia intensiva?



1.2 OBJETIVOS DE PESQUISA


A seguir serãodescritos o objetivo geral e os objetivos específicos que esta pesquisa se propõe a atingir.


1.2.1 Objetivo Geral


O objetivo geral deste estudo é realizar uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional no período de 2000 a 2010, referente à temática comunicação acolhedora e humanitária para com o paciente e família no contexto da terapia intensiva.


1.2.2 Objetivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanização em uti
  • humanização uti
  • Humanização em uti
  • HUMANIZAÇÃO NA UTI
  • A humanização em UTI
  • Humanização na UTI
  • Humanização da uti
  • Humanização na UTI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!