Humanidades

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
IHAC – Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos
Componente: Estudos das Humanidades
Docente: João José Borges
Estudante: Vanessa Rocha Costa

Roteiro de Trabalho Individual

Responda às questões usando no máximo quatro páginas para o conjunto das mesmas. Atenha-se a escrever com sua própria autoria, limitando-se a fazer uso de apenas, no máximo, uma citação porquestão e mencionando fonte e página da mesma. Você deve encaminhar um email para joaojose13@uol.com.br com o assunto “Trabalho Individual de Humanidades” com cópia para joaomundo@hotmail.com. Até às 24 horas do dia 13 de junho.

Primeira questão: “A humanidade é aquilo tem fome (...). A humanidade teve e tem fome de alimento mas ela também teve fome de vestimentas e em seguida de outrasvestimentas que não as do ano anterior, ela teve fome de automóveis e de televisão, fome de poder e fome de santidade, ela teve fome de ascetismo e de libertinagem, ela teve fome de místico e fome de saber racional, fome de festas e de tragédias, e agora parece ter fome de lua e de planetas. É preciso uma boa dose de cretinismo para pretender que ela inventou todas essas fomes porque não conseguia comer efazer amor suficientemente.”(Castoriadis, 1977)
Relacione o fragmento acima com a discussão histórica de Hannah Arendt acerca da condição humana, salientando as “diversas fomes” que movem a Victa Activa, bem como as hierarquizações tematizadas pela autora.

Segunda questão: Estabeleça relações temáticas acerca da noção de “liberdade” entre pelo menos dois dos autores estudados: Hannah Arendt,Norbert Elias, Peter Berger e Hans Jonas.

Terceira questão
“Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Quanto horror perante os céus! (...) São os filhos do deserto,/Onde a terra esposa a luz./Onde vive em campo aberto /A tribo dos homens nus...
São os guerreiros ousados/Que com os tigres mosqueados /Combatem na solidão.
Ontem simples, fortes, bravos/Hoje míseros escravos,Sem luz, sem ar, sem razão. /Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas /Rega o sangue das mães: /Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas, /Em ânsia e mágoa vãs!”
A Quais atividades humanas (Arendt) o Poema Navio Negreiro de Castro Alves faz referência? Justifique e ilustre com passagens do poema.
Quarta questão: “Dessainterdependência de pessoas surge uma ordem sui generis, uma ordem mais irresistível e mais forte do que a vontade e a razão das pessoas isoladas que a compõem.” (Elias, 1997).Comente o trecho acima, explicitando o argumento central desenvolvido por Norbert Elias em sua pesquisa acerca do “Processo Civilizador”.
Quinta questão: Exemplifique as fases da “história intelectual da humanidade” tematizadaspor Hans Jonas: o pan-vitalismo, o dualismo, o pan-mecanismo, o idealismo e o materialismo, comentando cada uma delas.

QUESTÃO 1) Relacionando o fragmento com os pensamentos de Hannah Arendt, podemos perceber que essas “diversas fomes” da humanidade se encaixam perfeitamente em seus conceitos de Vita Activa (labor, trabalho e ação). O humano em si, tem a necessidade de renovação, por isso acada dia ele tem uma “fome” diferente. Quando o fragmento fala da “fome” de vestimentas e de alimentos seria uma forma de labor, pois labor é tudo aquilo que necessitamos, para nos mantermos vivos, da obtenção e do consumo de alimentos e de outros bens que asseguram nossa inserção no ciclo vital. A “fome” de automóveis se encaixa perfeitamente em trabalho, tudo aquilo que é superficial, artificial,duradouro. Pode ser realizado sozinho ou não, e todo o resultado do trabalho pode ser destrutivo – um automóvel pode quebrar- o ideal que aspira a atividade produtiva é de legar ao mundo resultados duradouro, mas nem sempre é possível. Todas as outras “fomes” (poder, festas, tragédias, libertinagem, místico...) são formas de ação. Hanna fala em um trecho de seu livro “A Condição Humana” o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humanidades
  • A humanidade
  • Humanidades
  • O que é Humanidade
  • Humanidades
  • HUMANIDADE
  • humanidade
  • A Humanidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!