humamam

331 palavras 2 páginas
Questões

Cultura: O cosmo Humano
1-De acordo com o texto de Morris Berman, temos que ‘’ A concepção da realidade predominou no Ocidente até as vésperas da revolução cientifica era de um mundo encantado’’. O que você entendeu por ‘’ mundo encantado’’?
O mundo encantado neste contexto seria o mundo sem a intervenção direta do homem, pois nesta época a natureza era algo sagrado para o ser humano onde os mesmos a respeitavam e a temiam acreditando que os fenômenos naturais eram recompensas ou castigos enviados por deuses.

2-Em que consistiu o processo de ‘’ desencantamento’’ do mundo?
Este processo consistiu-se no momento em que o seres humanos desenvolveram melhor seus conhecimentos se desprendendo de pensamentos sobrenaturais e criando sua cultura, isso aconteceu especificamente com o desenvolvimento da ciência moderna nos séculos XVI E XVII foi quando o ser humano passou a manipular e estudar a natureza na crença de um progresso o que trouxe gradativamente as revoluções políticas e econômicas.

3-É possível, na sua opinião, um ‘’ reecantamento’’ do mundo. Como propõe Morris Berman?
Não, pois como podemos ver o desencantamento no mundo esteve ligado a criação de uma cultura deixando assim de lado a preocupação com a natureza. E como os seres humanos já se tornaram seres de cultura e criaram meios pelos quais foi possível facilitar sua sobrevivência ou até mesmo prolonga-la Seria praticamente impossível que o ser humano abrisse mão de tudo o que já foi construído abandonando sua cultura para se dedicar apenas a natureza. a afirmação de que "as pessoas morrem" é a priori, pois vale para todos os sujeitos do mesmo gênero, não precisando se ter contato pela experiência para exprimir esse juízo. Quando se diz "não gostei daquele filme" é uma conclusão a posteriori, pois se teve dados obtidos pela experiência para que o juízo fosse enunciado.

Relacionados