humado demasiado humano

3150 palavras 13 páginas
HUMANO, DEMASIADO HUMANO: UM LIVRO PARA
ESPÍRITOS LIVRES.
A Questão da Moral

Julliana Soares Piorski

Resumo:

Este artigo analisa a crítica da moral a partir do livro Humano, demasiado humano: Um livro para espíritos livres, de Nietzsche. O ponto central do projeto de Nietzsche consiste em criticar, reescrevendo a história dos valores morais. O filósofo critica o caráter absoluto dos valores morais e do seu caráter para a vida. A reflexão da origem dos valores e sua exigência pela verdade incitam não a destruição desses valores, e sim na investigação da origem destes, na busca de novos valores, mostrando assim que como foram criados pelo homem, também podem ser pensados e reformulados sempre.
Aponta que não se pode fazer afirmações morais em que o caráter absoluto da verdade prevaleça porque não há uma verdade moral que não esteja relacionada a determinado momento histórico ou situação cultural.

Palavras chave: Moral. Humano, demasiado humano. Nietzsche.

Introdução

O trabalho desenvolvido visa a compreensão do contexto, da perspectiva e do alcance da filosofia da moral em Nietzsche, a partir da obra Humano, demasiado humano. Na obra o filósofo faz questionamentos sobre a moral enquanto fundamento em si, como fundamento religioso ou metafísico. Sendo assim, a abordagem do tema da moral é o que irá nos nortear nesta pesquisa, que será dividida em três principais tópicos. Graduanda de Psicologia pela UFMA. Email: julliana_piorski@hotmail.com

2

No primeiro procuramos contextualizar a abordagem do tema da moral em
Humano, demasiado humano. No segundo passamos a investigar e caracterizar os temas da desconstrução da moral feita por Nietzsche. No terceiro e último falaremos brevemente o alcance dessa crítica da moral feita em Humano, demasiado humano nas outras publicações do autor.

A proposta do filósofo é a da inversão dos valores e do fim do pensamento dualista para o aparecimento do espírito livre, que será capaz de

Relacionados

  • Planejamento estrategico
    2387 palavras | 10 páginas