Huishaasi

422 palavras 2 páginas
Utilização adequada das pastagens
Um dado muito intrigante é a quantidade de áreas destinadas a pastagens no Paraná, que em 2006 era de 33% do estado, sofrendo pequena alteração de 2007 para cá, aumentando apenas em 0,69%, em áreas de pastagens transformadas em agriculturas e voltando a ser pastagens novamente.
O rebanho bovino é de aproximadamente 10.400.000 ocupando 6.303.030 hectares de pastagens o que corresponde a 1,65 cabeças por hectare, uma lotação muito baixa, uma vez que em pastagens corrigidas e melhoradas podemos colocar de 4,13 à 8,26 cabeças por hectare ou mais. A baixa lotação nas invernadas paranaenses se deve ao fato de grande parte delas as estarem compactadas, degradas e tomadas por ervas invasoras, o que diminui em muito a quantidade de pasto das invernadas
Se perguntarmos aos pecuaristas se eles adubam as pastagens, já sabemos da resposta da maioria deles, não adubo porque sai muito caro, mas ao mesmo tempo ouvimos pecuarista falando em comprar mais terras ou investir em confinamentos para aumentar o seu rebanho. Aí vem o questionamento: Quanto custa um hectare de terra, que comportará quantas cabeças?
Quanto custa para implantar o confinamento, plantio do milho, o feitio da silagem, compra de aditivos, hora máquina e mão de obra?
Para comprar um hectare de invernada custa aproximadamente R$ 16.500,00, um preço muito alto para comportar apenas 1,65 cabeças.
Com R$ 16.500,00 dá para fazer uma alteração total em uma invernada, com análise de solo, descompactação, correção e plantio de pastos melhorados em aproximadamente 8 hectares de terras que comportarão, em pastagens limpas, de 32 à 64 cabeças de gado, sem aumentar em nada o tamanho da invernada.
Os agricultores já passaram por essa transformação. Há alguns anos atrás um agricultor produzia 16,5 sacas de soja por hectare, hoje produz até 74,4 sacas por hectare. Milho era produzido 33 sacas por hectare, hoje se produz até 206,6 sacas por hectare, uma mudança muito grande e lucrativa

Relacionados