huiiioopp

1485 palavras 6 páginas
Desenvolvendo noções espaciais de primeira, segunda e terceira dimensões nas aulas de geografia para alunos do 6º ano do ensino fundamental de forma lúdica e divertida.

As noções espaciais são primordiais para orientação e entendimento da realidade. Em relação a esse tema, Piaget e Inhelder (1993) em seu livro “A representação do espaço na criança” trabalham com conceitos e temas de forte apelo espacial e descrevem que essas noções espaciais surgem desde os primeiros meses de vida.
Para Piaget, as relações espaciais podem ser divididas em três: topológicas (ou de primeira dimensão), projetivas (segunda dimensão) e euclidianas (terceira dimensão).
Existe uma primeira relação a qual os referidos autores denominam de reflexiva, em que a criança, em seus primeiros meses de vida, vivencia o espaço através de impulsos ativos e passivos. Por exemplo, quando alguém de repente acende a luz do quarto onde se encontra a criança à noite, essa criança acaba, por reflexo, percebendo que algo mudou no espaço, mas sem saber muito bem identificar essa mudança, apenas reage de forma involuntária. As relações reflexivas são importantes para o primeiro contato da criança com o meio e ajuda a identificar se a criança tem ou não algum problema visual.

A relação reflexiva é pouco explorada pela Geografia, sendo mais estudada por psicólogos e médicos, mas ela se mostra muito interessante para o estudo inicial das relações espaciais. Uma criança que apresenta deficiências reflexivas pode, em tese, apresentar problemas ou limitações em suas relações espaciais.

As relações topológicas, de acordo com Piaget e Inhelder, surgem entre o 7º e o 8º mês de vida da criança. As relações topológicas são as relações básicas e fundamentais da criança, sendo conhecidas também como relações de primeira dimensão. São aquelas em que as crianças, através dos sentidos, começam a conhecer o seu corpo e a relação desse corpo com o meio. Por exemplo, uma criança de nove meses de vida, sentada no

Relacionados