huhuhuhuj

836 palavras 4 páginas
LITERATURA

A origem da lírica portuguesa:
Eram cantadas e chamadas de cantigas de amor e de amigo. Tinham abordagens pessoais do amor que é um tema universal. Também eram simples estruturalmente, pois a métrica dependia da musica. Apresentavam metáforas e personificações e muitos recursos de reiteração (leixa-pren, paralelismo, refrão).
A Poesia Palaciana:
Este tipo de poesia relatava fatos e tinha o rei como um herói.
O neoplatonismo amoroso- lírica camoniana:
Camões utilizava o conceito de neoplatonismo amoroso em quase todas as suas poesias. Para ele, ao contrario dos pensadores do trovadorismo, o amor não poderia ser realizado, pois ele só amava sua mulher por sua pureza e a realização carnal estragaria sua pureza.
A lírica camoniana:
O amor era o tema mais recorrente da literatura, porem seu sentido começa a mudar ao longo do tempo. Surge o conceito de neoplatonismo amoroso e Camões explora o tema por meio de sonetos em redondilhas. Ele falava constantemente de saudade e amor sensual. Os românticos pregavam o sensualismo malicioso que falava de amor e morte, ou seja, era melhor morrer a ter o amor realizado. Já no início do séc. XX o amor é tratado como humor e a partir da metade deste mesmo século o amor começa a ser visto pela ótica feminina.
Camões- Recortes intertextuais
Dois temas muito recorrentes em suas líricas era o Desconcerto do Mundo e o Tempo e Suas Mudanças Constantes.
Desconcerto do Mundo: surge no homem um conflito existencial por ser incapaz de compreender o mundo unicamente pela razão e por estar apartado da segurança que trazia a fé.
O tempo e suas mudanças constantes: há uma reflexão a respeito da distinção entre a natureza e seu ritmo previsível e a existência humana cuja ordem é natural. Também há uma percepção da impossibilidade de evitar a passagem do tempo, o que gera no homem uma ânsia por aproveitar ao máximo a vida e o medo de morrer.
O Quinhentismo:
Era composto por uma literatura de informação (cartas

Relacionados