huhkinb

317 palavras 2 páginas
Local: Santa Olávia;
Tempo: Em Abril
Narrador: Ao longo do romance, o narrador coloca-se numa posição de domínio total da narrativa, ou seja, conhece intimamente todas as personagens, o evoluir dos acontecimentos e o desenlace dos mesmos. O narrador, pode ser então classificado como omnisciente.
Personagens:
Afonso- Provavelmente o personagem mais simpático do romance e aquele que o autor mais valorizou. Não se lhe conhecem defeitos. É um homem de carácter culto e requintado nos gostos. Dedica a sua vida ao neto Carlos.
Carlos- Carlos era culto, bem-educado, de gostos requintados. Ao contrário do seu pai, é fruto de uma educação à Inglesa. É corajoso e frontal. Amigo do seu amigo e generoso. Destaca-se na sua personalidade o cosmopolitismo, a sensualidade, o gosto pelo luxo, e diletantismo (incapacidade de se fixar num projeto sério).
Euzebiozinho- representa a educação retrógrada portuguesa. Também conhecido por Silveirinha, era o morgado de uma das Silveiras - senhoras ricas e beatas. Amigo de infância de Carlos com quem brincava em Santa Olávia, levando pancada continuamente, e com quem contrastava na educação.
Brown, o inglês, era o tutor de Carlos da Maia, apoiava a educação do corpo e só depois a educação da mente.

D. Ana Silveira – era a solteira e mais velha de todas as Silveirinhas.
D. Eugénia – uma viúva, pachorrenta e agradável senhora. Tinha dois filhos: Teresinha e Eusebiozinho.
Terezinha – primeira namorada de Carlos.
Vilaças- os Vilaça são os procuradores da família Maia (1ª e 2ª gerações). Vilaça é o mensageiro da fatalidade que ensombra a família e a sua casa na cidade de Lisboa – o Ramalhete. Após a morte de seu pai, Manuel Vilaça assume a função de procurador, aspirando a ser até deputado. É de salientar a lealdade sincera com que quer o pai quer o filho serviram a família Maia.

Parágrafo para analisar: a erudição ultrapassada vs. A experiência, o contacto com a natureza (conhecimento empírico).

Relacionados