Hugo M nsterberg

287 palavras 2 páginas
HUGO MÜNSTERBERG
O MELHOR HOMEM
O MELHOR TRABALHO
O MELHOR RESULTADO

HUGO MÜNSTERBERG
Nasceu no dia 1 de junho de 1863 na Alemanha.
Como estudante, trabalhou com Wilhelm Wundt, criador da psicologia experimental.
Em 1897, foi para Harvard, da qual se tornou professor e diretor do programa de psicologia.
Chegou a ser chamado de fundador da psicologia aplicada nos EUA e na Europa, pois defendia a utilização da psicologia em situações práticas.
Foi presidente da American Psychological Association, membro de diversos conselhos editoriais e orientador de estudantes que se tornariam profissionais famosos.
Reconhecido como visionário que previu o futuro da psicologia. Recebeu o título de doutor em Psicologia da
Universidade de Leipzig, em 1885, e de doutor em
Medicina, em 1887.

Munsterberg é considerado o criador da psicologia industrial. Ele propõe a psicologia na indústria, porque ela ajuda a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho, definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção, produz as influências desejadas, na mente humana do interesse da administração.
Foi também um filósofo do cinema. Considerado o pai espiritual de muitas das correntes da teoria do cinema. Deu ênfase em um espectador ativo, que preencha as lacunas do cinema por meio de investimentos intelectuais e emocionais, antecipando assim, posteriores teorias da espectatorialidade. Antecipou a “teoria da recepção” quando explorou o entendimento de que os filmes produzem eventos mentais, não estão apenas no celulóide, mas na mente daquele que a utiliza. Clique no ícone para adicionar uma imagem A psicologia de Munsterberg e a eficiência industrial estavam diretamente ligadas às propostas de Taylor e resumiam-se em 3 pontos principais:
1. O melhor homem.
2. O melhor trabalho.
3. O melhor resultado.

Clique no ícone para adicionar uma
imagem

Relacionados