Hugo Grócio e a Escola Clássica do Direito Natura

Páginas: 3 (661 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
Hugo Grócio e a Escola Clássica do Direito Natural

Hugo Grócio nasceu no ano de 1583 na Holanda, é considerado o fundador e pai do Direito Internacional Público. Sua maior contribuição para aFilosofia do Direito foi a obra De iure belli ac pacis (Das leis de guerra e paz, 1625), na qual ele nos traz um conceito de Direito Natural que está separado de Deus, havendo assim uma separação entreDireito e Teologia. Dessa forma, o direito deixa de possuir raízes na vontade divina e passa a ser oriundo da própria razão humana. Ele inova a filosofia do direito desconstruindo o pensamento dosteóricos do direito da Idade Média, trazendo para nós um direito que é fruto da criação humana e não de Deus, cujo objetivo é a melhor convivência das pessoas em sociedade.

A influência de Grócio namodernidade foi tamanha que seu pensamento levou a origem de uma nova corrente doutrinária denominada Escola Clássica do Direito Natural. Esta Escola se caracterizava pela total separação que havia entreo direito e a religião. Temos como representante dessa Escola: Pufendorf, Leibniz, Thomasius e Wolff.

Samuel Pufendorf aprofundou-se no pensamento de Grócio e procurou estabelecer princípiosdiferenciadores entre o direito natural e o direito positivo, e entre o direito em geral da teologia. Ele argumenta que o direito positivado tem origem naquele que o faz, ou seja, no legislador, sendo assimpassível de injustiças e mudanças. Já o direito natural tem sua fonte na razão, sendo dessa forma sempre justo. No que tange a teologia ele nos diz que ela é oriunda da Bíblia, e que taisensinamentos não se referem a nossa vida aqui na terra, mas sim à salvação humana e a relação entre Deus e homem. Com isto podemos concluir que ele busca a diferença entre direito natural e teologia nas suasfontes, nos afirmando que o objeto do direito são as ações externas, e o objeto da teologia ações internas, já traçando para nós, através dessas ações, a diferença entre direito e moral.

Godofredo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia do direito (hugo grócio)
  • Hugo grócio
  • Hugo grocio
  • Hugo Grócio
  • Escola clássica do direito natural
  • Hugo Grócio
  • Hugo grocio
  • escola clássica DIREITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!