huehuehuehe

1452 palavras 6 páginas
Dinâmica climática do mundo
Alunos: Gabriel V, Nicolli D, Jonatas C, Cássia B, Solano S.

Dinâmica climática do mundo
Clima:
O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera de um planeta. Na Terra, eventos comuns são vento, tempestade, chuva e neve, os quais ocorrem particularmente na troposfera, a parte mais baixa da atmosfera. O clima é guiado pela energia do sol, sendo que os fatores chave são temperatura, umidade, pressão atmosférica, nuvens e velocidade do vento.

Sabe-se que o clima é constituído de vários elementos: temperatura, chuva, umidade, ventos, massas de ar e pressão atmosférica. Esses elementos do clima sofrem a influência de vários fatores, como, por exemplo: a posição astronômica e geográfica da região ou país, a configuração do território, as altitudes e as linhas mestras do relevo, a latitude, a altitude, a proximidade do mar, a vegetação e a continentalidade (incidência de luz sobre o continente).

Formação dos climas

Fatores do Clima: - Latitude Quanto maior a latitude , menor a temperatura. E quanto menor a latitude maior a temperatura. Assim nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador a incidência de luz solar é menor.
- Altitude Quanto maior a altitude , menor a temperatura . E quanto menor a altitude , maior a temperatura. Quanto mais alto estivermos menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas
Mais elevadas.
-Massas de ar

As massas podem se polares, tropicais ou equatoriais..As massas de ar tropicais são quentes
Elas podem se formar na altura dos oceanos (úmidas) secas quando formadas no interior dos continentes (continental). As massas polares são frias. Isto porque elas

Relacionados