hueheuhu

1770 palavras 8 páginas
Versões do Windows baseadas no MS-DOS

WINDOWS 1.0

Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas.

HISTÓRIA
Foi lançado uma versão final em 20 de Novembro de 1985. Apesar de que no ano de 1984 ter sido lançado a versão Alpha, Beta e Developer Release 5.1 Era necessário o MS-DOS 2.0 ou 3.0, 256 kB de RAM e um disco rígido (naquela época a maioria dos computadores não possuía disco rígido.). Naquele tempo, o MS-DOS só conseguia suportar 1024 kB de aplicações. Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Foi instalado em computadores IBM XTs que tinham apenas 512 kB de memória, ocupava praticamente toda a memória do computador. Inicialmente, ele foi lançado em 4 disquetes de 5.1/4 de 360 kB cada um. Continha o jogo Reversi, um Calendário, Bloco De Notas, Calculadora, Relógio, o CardFile, o Microsoft Windows Writer, o Painel De Controle, o Paint e programas de comunicação. Não possuía sobreposição de janelas (e sim os comandos "Zoom" e "Iconize"). Possuía muitos erros principalmente na versão 1.0 Premiere Edition e a versão 1.01.

Versões
A primeira versão é numerada como Windows 1.0 Premiere Edition. A versão 1.01 foi lançada logo depois. A versão 1.02 foi lançada internacionalmente em maio de 1986 e ganhou edições em várias línguas européias. A versão 1.03 foi lançada em agosto de 1986 internacionalmente. A versão 1.04 foi lançada no começo de 1987 (algumas fontes afirmam que foi em janeiro, outras falam que foi em abril).
Interface
O Windows 1.0 trouxe, ao usuário, uma interface bem colorida, isso no monitor colorido, que era um artefato raro e inacessível na época, e foi o primeiro sistema da Microsoft Corporation a utilizar Mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas, apenas os comandos "Zoom" para maximizar e "Iconize" para

Relacionados