hueee

351 palavras 2 páginas
Comportamento Térmico dos gases
VARIÁVEIS DE ESTADO
Todo gás é constituído de partículas (moléculas, átomos ou íons) que estão em contínuo movimento desordenado, por isso ocupa sempre o volumetotal do recipiente que o contém.
A pressão que o gás exerce sobre uma superfície é o efeito causado pelos choques das partículas constituintes sobre essa superfície.
Com o aumento da temperatura, avelocidade média das partículas constituintes do gás aumenta; a pressão aumenta se o recipiente que contém o gás conserva o mesmo volume.
Sejam P (Pa), V (m3) e T (K), respectivamente, a pressão, ovolume e a temperatura absoluta. As variáveis P, V e T especificam o estado de uma dada massa gasosa; por isso são denominadas variáveis de estado.
TRANSFORMAÇÕES DOS GASES
Uma dada massa sofre umatransformação gasosa quando passa a um novo estado, isto é, quando ocorrem variações nas grandezas P, V e T.
Há transformações mais simples, onde uma das grandezas é fixa, modificando-se apenas as outrasduas.
Transformação isotérmica é aquela na qual a temperatura do gás é mantida constante.
Transformação isobárica é aquela na qual a pressão do gás é mantida constante.
Transformação isométrica ouisocórica é aquela na qual o volume do gás é mantido constante.
GASES PERFEITOS OU IDEAIS
São aqueles que (só existem teoricamente) obedecem à risca a equação geral dos gases perfeitos.
Os gasesreais apresentam comportamentos que se aproximam dos ideais quanto mais baixa for a pressão e mais alta sua temperatura.
Observações:
Quando nos referimos a uma dada massa gasosa, nastransformações, isto significa que a equação geral dos gases perfeitos só se aplica para massa constante do gás, no estado inicial e final.
Ao se referir a condições normais de temperatura e pressão, abreviadamenteCNTP, a temperatura considerada é 273K e a pressão de 1 atm (105 Pa).
As variáveis de estado são medidas:
T - temperatura medida no termômetro.
V - volume do gás é o volume do

Relacionados

  • Hueee
    1171 palavras | 5 páginas
  • hueee
    1514 palavras | 7 páginas