Huee Sociologia

861 palavras 4 páginas
SOCIOLOGIA

A revolução industrial e seus aspectos sociais

Al Vinícius Moreira
Al Lourenço
Al Giulia Bunn
Turma: 106 - Cavalaria

Introdução

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o que foi a Revolução Industrial e suas profundas transformações sociais que se iniciou principalmente na Inglaterra, em meados do século XVIII. Essa Revolução representou a passagem da manufatura à indústria mecânica. Isso trouxe consequências. Pois se antes eram necessárias várias pessoas para realizar um trabalho, com as máquinas havia necessidade de poucas. Assim, o artesão transformou-se de patrão a empregado porque não possuía os meios de produção, as máquinas. Empobreceram devido ao baixo salário e o desemprego.

O que foi a Revolução Industrial?

Revolução Industrial foi à transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos. Um dos fatores que permitiam o desenvolvimento tecnológico consequente da Revolução Industrial na Inglaterra era que a reforma protestante conseguia destronar o catolicismo, ou seja, a igreja não interferia nos questionamentos feitos pela sociedade e nas novas tecnologias.

Antes da Revolução Industrial Antes da Revolução industrial, principal modo de produção era o artesanato. Também não havia preocupação com a necessidade de consumo da população, ou seja, os trabalhadores do “baixo escalão” trabalhavam muito tempo, ficando sem tempo para descansar ou aproveitar para fazer

Relacionados

  • Tribunal do Júri: Juiz Leigo
    73509 palavras | 295 páginas