huebrbr

351 palavras 2 páginas
1) Que explicação poderia ser apresentada para justificar que a lei periodica depende do numero atomico dos atomos dos elementos quimicos, como afirmou moseley, e nao do peso atomico, como previu inicialmente Mendeleev?

2) Beaseando -se na configuração eletronica dos atomos, explique como é possivel prever a regularidade das propriedades quimicas em um mesmo grupo da tabela periodica.

3) Na tabela periódica, o elemento enxofre, numero atomico 16, encontra -se entre os elementos de numero atomico 8, 15, 17 e 34. Qual (is) desses apresenta (m) atomo (s) e substância (s) com propriedades fisicas e quimicas mais parecidas com as do enxofre?

4) Que caracteristica semelhante apresentam os atomos dos elementos oxigenio e enxofre, para pertencerem ao mesmo grupo da tabela periodica?

5) Consultando a tabela periódica, analise os seguintes atomos abaixo e coloque-os em ordem crescente de seus raios atomicos: Mg, N, Li e K

6) Verificando a tabela periodica, indique qual dos íons F-, Cl- e Na+ apresenta maior raio atomico. Explique.

respostas :

1) Moseley constatou que cada elemento possui um número atômico diferente e que era possível associar as propriedades físicas e químicas dos elementos a sua disposição na tabela periódica. A previsão de Mendeleev não se concretiza, pois a variação do peso não está relacionada com a variação dessas propriedades.

2) Porque os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na última camada. As propriedades químicas estão relacionadas a esta camada, a camada de valência.

3) Olhando para a Tabela Periódica >> http://www.tabelaperiodica.org/, percebemos que o Selênio (34) está no mesmo grupo que o Enxofre. Desse modo, o Se é o que mais se assemelha a ele em se tratando dessas propriedades.

4) Ambos possuem 6 elétrons na camada de valência.

5) O raio atômico varia de forma crescente nos grupos e decrescente nas linhas. Assim:

K>Mg>Li>N

6) A ordem dos átomos F, Cl e Na

Relacionados

  • shuehuehuehue
    335 palavras | 2 páginas