htttttttttttttt

362 palavras 2 páginas
ECONOMIA – Atividade 2
1. Que aspectos sugerem que o texto reproduz um discurso romântico e antiliberal? Cite trechos que comprovem o seu argumento.
2. Cite três passagens que remetam diretamente às concepções de Thomas R. Malthus.
3. Comente a frase: “Sua riqueza não lhe serve de nada. Não pratica o bem por seu intermédio, nem a usa para o próprio conforto.”
Thomas Robert Malthus: Ensaio sobre o Princípio da População.
Seja qual for a taxa de crescimento dos meios de subsistência, é uma verdade evidente que estes, ao final de um certo tempo, inevitavelmente colocarão limites ao crescimento populacional pelo menos depois que os alimentos tiverem sido divididos nas frações mínimas necessárias para o sustento da vida. Desse momento em diante todas as crianças recém-nascidas que ultrapassarem o limite previsto para estabilizar a população neste nível terão necessariamente que morrer, a menos que a morte de adultos lhes ceda lugar. Portanto, se quisermos agir corretamente, devemos facilitar a ação da natureza que produz a mortalidade, ao invés de nos esforçarmos inútil e tolamente por impedi-la. E se encaramos com o horror a visita por demais frequente desse terrível espectro da fome, mais uma razão para encorajarmos com diligência as outras formas de destruição, compelindo a natureza a fazer uso delas. Ao invés de recomendarmos o asseio aos pobres, conviria estimular os hábitos contrários. Em nossas cidades, deveríamos construir as ruas mais estreitas, apinhar mais gente no interior das casas e provocar o retorno das pragas. No campo, deveríamos construir as aldeias perto de poços de água estagnada e, sobretudo, encorajar o estabelecimento de colonos em terrenos pantanosos e insalubres. Acima de tudo, deveríamos condenar o uso de medicamentos específicos que anulam os efeitos devastadores das moléstias, e condenar, também os homens benevolentes, mas profundamente equivocados, que julgam prestar grandes serviços à humanidade quando elaboram planos para extirpar

Relacionados