Http: //www.youtube.com/watch?v=acyzn5y8nco

1009 palavras 5 páginas
Você sabia que existem mais de 45 mil espécies de tênias no mundo? Epa! Você nem sabe o que são tênias? Pois vamos lá: as tênias são vermes que pertencem ao grupo dos Platyhelminthes. Embora não possuam aparelho respiratório e circulatório, têm uma evidente cefalização, isto é, uma tendência à concentração de órgãos sensoriais e componentes do sistema nervoso na extremidade anterior do corpo.

Sua locomoção é realizada através do batimento dos cílios presentes nas células da superfície epidérmica. Geralmente são hermafroditas e podem se reproduzir assexuada ou sexuadamente.

Já foram descritas, como se disse, mais de 45 mil espécies de tênia de vida livre ou parasitas. As de vida livre habitam ambientes terrestres, marinhos ou de água doce. Variam de alguns poucos milímetros até mais de 15 metros de comprimento. Com não há celoma, os órgãos internos encontram-se imersos numa massa de tecido de origem mesodérmica. Geralmente apresentam um sistema digestivo incompleto, isto é, sem ânus.

Os platelmintos são animais com simetria bilateral, acelomados, triploblásticos e com o corpo achatado dorsoventralmente. Não há consenso sobre os platelmintos formarem realmente um filo, assim como também não há consenso sobre a divisão de suas classes. A divisão mais comum é em quatro classes: Turbellaria, Trematoda, Monogenea e Cestoidea. As tênias fazem parte da classe Cestoidea.

Classe Cestoidea
Para a classe Cestoidea já foram descritas cerca de 4.000 espécies, todas endoparasitas, popularmente chamadas de solitárias. Assim como os demais platelmintos, os Cestoidea são achatados dorsoventralmente, porém não possuem boca nem trato digestivo.

As solitárias parasitam todas as classes de vertebrados. Seu ciclo de vida exige de um até três ou mais hospedeiros intermediários, que podem ser invertebrados ou vertebrados. Alimentam-se de partículas presentes no trato intestinal do hospedeiro. Essas partículas penetram em seu organismo através da superfície corpórea. O

Relacionados