http://nc-www5.fgv.br/cursosgratuitos/OCW/358/OCWPEVCEAD_00/

3274 palavras 14 páginas
1. FAST FOOD

A sociedade moderna levou a grandes alterações no estilo de vida das famílias Portuguesas. Hoje em dia, devido ao fato de ambos os pais trabalharem, é muito comum às crianças frequentarem desde muito cedo, creches e infantarias. Neste contexto, pais e filhos são obrigados a tomarem duas ou mais refeições fora de casa, pelo que a alimentação da família está hoje dependente do acesso à restauração.
As refeições fora de casa, que há uns anos eram um acontecimento fortuito, são hoje uma prática habitual das famílias Portuguesas, e não só durante a semana de trabalho, pois nos fins de semana, as visitas aos Centros Comerciais incluem invariavelmente uma paragem na Praça da Alimentação. Com a diversidade alimentar disponível nas Praças da Alimentação, é extremamente importante a realização de campanhas de informação alimentar com o objetivo de educar os consumidores e permitir-lhes a realização de escolhas alimentares informadas e mais saudáveis. Foi neste contexto que há um ano surgiu o programa VIVA BEM da Ibersol.
A restauração tem hoje um papel importante de crescente responsabilidade social, em parte devido à capacidade que possui de influenciar os hábitos alimentares dos consumidores. Assim a implementação de programas de educação alimentar, ensinando conceitos básicos de nutrição, ensinando a comer de forma mais saudável são iniciativas muito importantes e que se conjugam com as mudanças dentro da própria industria da restauração, como por exemplo a eliminação dos óleos contendo ácidos gordos trans.
A sociedade moderna alimentar caracteriza-se por três aspectos que se torna imperativo combater: a excessiva densidade calórica dos alimentos, associada à exagerada acessibilidade alimentar e à falta de exercício físico. Estes três aspectos que constituem o “tripé do eixo do mal” associados ao crescente aumento das porções são a origem de muitos dos problemas alimentares a que assistimos e também da obesidade.
Mas a solução está bem próxima e

Relacionados