htthhf

777 palavras 4 páginas
Etapa 1.
Principais verificações de Taylor e Fayol para administração.
Taylor
O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.
Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal fosse cumprida. Taylor - Elementos da Adminsitação cientifica. estudo de tempo e padrões de produção; supervisão funcional; padronização de ferramentas e instrumentos; planejamento das tarefas; o princípio da exceção; a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo; fichas de instruções de serviço;
Organização do trabalho para Taylor
Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. Geralmente, o supervisor comum deixava ao arbítrio de cada operário a escolha do método ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa.
Porém, com a Administração Cientifica ocorre uma repartição de responsabilidades: a administração (gerência) fica com o planejamento e a supervisão, e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente.

Fayol
As Seis Funções Basicas da Empresa:
Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.
Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

Relacionados